TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia e a Busca da Verdade

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

A sociologia e a busca da verdade.

“Ao longo da história da humanidade, os seres humanos buscaram orientação de diversos modos como fonte de verdade para explicação dos fatos ou da realidade.”

Fontes da verdade: Podemos definir como meios na qual os indivíduos se baseiam para compreender os fenômenos que os rodeiam e que são anteriores ao método científico. Entre eles podemos citar:

  • A intuição: capacidade de perceber, discernir ou pressentir uma explicação, independentemente de qualquer raciocínio ou análise. Sendo responsável pela elaboração de hipóteses que posteriormente poderão ser comprovados ou não. Como fonte de conhecimentos, no entanto, a intuição não é satisfatória, principalmente pela sua dificuldade de ser testada.

  • A autoridade: Pode vir da percepção humana. Pode ser autoridade alguém que acumulou conhecimento confiável em determinada área.

  • A tradição: Conhecimentos pautados na sabedoria das pessoas mais velhas, nas experiências dos conhecimentos que deram certo no passado.
  • O bom-senso: São verdades aceitas sem nenhuma abordagem crítica baseadas no senso comum, e que o bom senso generaliza, difundindo-se com certa facilidade. O bom senso estabelece relações entre fatos sem que se busque identificar as causas reais que os provocaram. O bom-senso muitas vezes se identifica com a tradição.
  • A ciência: Passou a ser fonte de conhecimento sobre o mundo social em períodos mais recentes, e, no entanto, mesmo sendo utilizada por um breve período, a humanidade aprendeu mais a respeito do mundo do que tinha sido aprendido nos 10 mil anos anteriores.

Pensamento científico e não científico: o senso crítico e o senso comum:

O senso comum é como as pessoas, de modo geral, abordam um problema, um fato social, fazendo-o sem nenhuma profundidade, baseando-se na primeira impressão que tem sobre o fenômeno. Surge daí um conjunto de crenças que as pessoas passam a ter em comum, sem ter sido feita nenhuma abordagem sistemática e organizada de verificação da realidade.

O senso crítico é devolvido pelas pessoas que abordam os problemas de forma metódica e organizada e que não se satisfazem com a primeira impressão que causa determinado fenômeno. Utilizam o método científico para analisar os fatos sociais, que podem ser motivados por fatores absolutamente contrários aqueles que o senso comum e induz.

Características do conhecimento científico:

Lida com uma regularidade dos fenômenos sociais, ou seja, cada fenômeno observado devem as mesmas causas sucederem os mesmos efeitos.

A construção do conhecimento científico exige um estudo objetivo, rigorosamente baseado em dados reais e concretos, obtidos por meio de ‘métodos científicos’. Os sociólogos, utiliza o método científico para compreender os fenômenos sociais observados.

O método científico da investigação:

Para ter credibilidade como ciência a sociologia não pode se ater à comentários baseados no senso comum. É necessário estar sempre presente o método científico.

Desse modo, há algumas regras básicas que devem ser levadas em consideração em qualquer pesquisa.

  • o pesquisador deve confiar nas evidências coletadas por meio da observação sistemática, há necessidade de provas.
  •  pesquisador das Ciências Sociais deve se preocupar com minimizar o erro e o preconceito; para isso, deve utilizar uma variedade e técnicas ordenadas.

Embora existam diferentes classificações de tipos de pesquisas(de modo geral) podemos reuni-las, em três grupos:

  • Bibliográfica busca explicar um problema com base em contribuições teóricas publicadas em documentos ( livros, revistas, jornais e entre outros), e não por intermédio de relatos de pessoas ou experimentos.
  • Descritiva tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno ou população, correlacionar os fatos ou fenômenos sem vírgula no entanto, manipulá-los. Por meio de registros análises podendo assim classificar as características do objeto a qual está sendo estudado.
  • Experimental É aquela em que o pesquisador manipula uma ou mais variáveis para analisar o que acontece.

Métodos de pesquisa social:

  • Estudo do caso: É o que pode ser empregado no estudo específico de um grupo, comunidade, instituição ou movimento social. Parte do pressuposto de qualquer caso estudado pode ser representativo de muitos, possibilitando, portanto, generalizações.

  • Histórico: Este método parte do princípio de que os atuais modos de vida social, As instituições e os costumes tem origem no passado, e é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e funções atuais (Ex: festas juninas)

  • Comparativo: Seu objetivo é procurar comparar vários tipos de grupos, comunidades, instituições ou fenômenos sociais, a fim de identificar semelhanças ou diferenças nos procedimentos.
  • Estatístico ou Matemático: Utiliza procedimentos estatísticos e matemáticos para medir os fenômenos sociais. As técnicas de amostragem e grupo de controle são partes fundamentais desse método.

A Sociologia Compreensiva de Weber

Além dos métodos mencionados anteriormente, Outros sociólogos, dentre os quais se destaca Max Weber. Defendem outro tipo de abordagem dos fenômenos sociais, baseados na compreensão do significado mais profundo dos atos sociais.

A sociologia como ciência:

A sociologia, Diferentemente das outras ciências, tem como parte integrante do seu objeto de estudo o próprio observador. Pois este, ao mesmo tempo em que observa o fenômeno, sofre influências e influência no seu objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com