TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Busca da Verdade Real no Processo Administrativo Tributário

Por:   •  11/11/2021  •  Artigo  •  8.297 Palavras (34 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 34

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS (CARF) E A CONTROVÉRSIA DO VOTO DE QUALIDADE

ADMINISTRATIVE COUNSIL OF TAX APPEALS AND THE CONTROVERSY ABOUT QUALITY VOTE

Ricardo Zimmermann

Joaquim Caldas Neto

RESUMO

Celebrado por sua ampla celeridade e formalismo moderado em relação ao processo judicial, o processo administrativo tributário é cada vez mais discutido, acompanhando uma crescente tendência do Direito de desburocratização e desjudicialização. No que tange a segunda instância do processo administrativo no âmbito federal, o procedimento conta um controverso elemento chamado Voto de Qualidade, disposto no artigo 25 §9º do Decreto nº 70.235/72, ferramenta que permite, resumidamente, que um representante do fisco – que já proferiu voto ordinário – dê um voto de desempate para decidir recursos fiscais. Por sua infração a princípios constitucionais como o isonomia e da proporcionalidade, bem como dados colhidos de estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrarem como o voto de qualidade acaba originando uma falsa paridade do corpo julgador, o instituto é frequentemente atacado, contando, inclusive, com Projeto de Lei para extingui-lo.

Palavras-chave: Voto de qualidade, Processo administrativo, Direito Tributário.

ABSTRACT

Celebrated due its velocity e mitigated formalism in comparison to judicial process, administrative tax process has been increasingly discuted, as seen with the contemporany law tendency of de-bureaucracy and lessening of the jurisdiction. In federal administrative appealing court, its process has an institute called quality vote, a tool that allows a revenue’s agent – that already voted – to tie up the discussion. This institute violates constitutional principles like isonomy and proportionality, and a study from Fundação Getúlio Vargas shows that the majority of quality votes goes to revenue, showing a false parity in the judgment council, and this originates several criticize and already have a legislation project to exting this institute.

Keywords: Quality vote, Administrative process, Tax law.


INTRODUÇÃO

        Com o lançamento de crédito tributário e a notificação ao contribuinte para sanar seu dever ao fisco, cabe a ele, em simples termos, pagar a obrigação ou, caso entenda que seja uma cobrança indevida, impugnar.

        A impugnação pode ser realizada de forma administrativa ou judicial, com o procedimento rotineiramente adotado pelos contribuintes brasileiros sendo o de tentar primeiramente a via administrativa e posteriormente, caso não consiga reverter a cobrança que entendeu injusta, a via judicial.

        A via administrativa conta com um processo atrativo ao contribuinte, em suma por conta de sua celeridade e menores formalismos em relação ao processo judicial.

        Ocorre que, como será abordado neste trabalho, no caso de impugnação de tributos federais, o recurso administrativo de segunda instância impetrado pelo contribuinte é julgado pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF, órgão colegiado que conta com três representantes dos Contribuintes e três da Fazenda Nacional.

        O Presidente da Câmara que julgará o caso, conta com o dito voto de qualidade, uma espécie de voto de desempate dado pelo Presidente que, coloca-se, também vota ordinariamente, configurando aqui um voto duplo, o que é materia e formalmente inconstitucional.

        Para a problematização e posterior resolução da questão trazida, compreende-se os conceitos básicos do Processo Administrativo de forma genérica, isto é, os pontos comuns do processo administrativo verificado em todas as áreas do Direito, e analisando-se, também, os princípios que acompanham o processo.

        Com esta leitura realizada, passa-se à compreensão das fases do processo administrativo tributário na esfera federal, abordando desde os introdutórios procedimentos fiscalizatórios, até a sede dos recursos de segunda instância, do qual o CARF faz parte.

        Isto posto, analisa-se o CARF, abordando sua estrutura, arcabouço legal, bem como o voto de qualidade para, enfim, verificarmos o que o torna material e formalmente inconstitucional.


1 DO PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO

        As obrigações tributárias nascem obrigatoriamente da lei, sendo o dever fiscal gerado após a concretização no mundo fenomênico a situação abstratamente descrita na lei – isto é, ocorre o fato gerador.[1]

        Devidamente instaurada a relação entre o contribuinte e o fisco, cabe a este fiscalizar, realizar o lançamento e a arrecadação tributária, ficando ao cargo do contribuinte a prestar declarações com vistas ao lançamento, bem como calcular e antecipar o pagamento do tributo nos casos do lançamento por homologação.[2]

        Isto posto, desenvolve-se o processo tributário, que pode se dar pela via administrativa ou pela via judicial. O processo administrativo tributário é uma série ordenada de atos administrativos, onde a Administração Tributária se manifesta sobre um aspecto da relação com o contribuinte, responsável tributário ou terceiro, ou mesmo pode simplesmente trazer uma interpretação da legislação tributária pertinente. [3]

        Lembra-se que o processo administrativo tributário não é um pressuposto do processo judicial, isto é, é prescindível o processo administrativo para um contribuinte acionar o Poder Judiciário ante a Administração Tributária, e tampouco é necessária a existência de uma relação jurídica tributária entre a Administração e um contribuinte para que ocorra a manifestação do fisco.[4] 

        Não um só diploma que regula o processo administrativo tributário. A Lei nº 9.784/99, por exemplo, traz as normas básicas do processo no âmbito da Administração Federal direta e indireta – processo aqui lido em sentido amplo, ou seja, valendo-se não só para processos fiscais como também de todas outras áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)   pdf (261.3 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com