TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO: CONCEITUAÇÃO, OBJETIVOS, CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA COMO DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO. PONTOS INICIAIS E PRIMEIRAS IDÉIAS FILOSÓFICAS

Por:   •  30/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

TEXTO: CONCEITUAÇÃO, OBJETIVOS, CARACTERIZAÇÃO DA FILOSOFIA COMO DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO. PONTOS INICIAIS E PRIMEIRAS IDÉIAS FILOSÓFICAS.

1) Além do significado relacionado a amor e sabedoria, a filosofia é considerada como um ramo de conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Em relação aos problemas que lhe são propostos a resolver, a filosofia se relaciona com os problemas através da forma de pensar, da reflexão das coisas que acontecem na vida do ser humano e do estudo que visa ampliar imensamente a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua inteireza.

2) O que é o universo? É aquilo que abrange tudo o que as pessoas dizem que existe, ou filosoficamente pode ser considerando através de algum determinado nome.

3) A filosofia, dentro do contexto de sua disciplina, examina se as crenças são verdadeiras ou falsas, ou seja, a filosofia analisa se as crenças em que nós acreditamos existem ou não.

4) Porque elas estão ligadas ao fato de não existe nenhuma forma de como podemos resolver essas perguntas, pois nós estamos sempre sujeitos a sermos confrontados com diversas situações durante toda a nossa vida.

5) As ações podem ser baseadas em crenças, e, sendo assim, as crenças verdadeiras tem a chance maior de serem as mais sucedidas, pois o crer está relacionado ao acreditar em algo real. Já as crenças falsas, podem resultar em grandes danos.

TEXTO: LEITURA E DEBATE: FILOSOFIA ANTIGA – SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES (TEXTO EXPLICATIVO).

1) Ao que tudo indica, a filosofia serve para que todos nós possamos viver da melhor forma possível, ou seja, ela nos ajuda a conviver melhor com as adversidades. A filosofia também é muito importante quando se fala sobre a reflexão aprofundada de algum tema, isso porque através dessa reflexão é que devemos estar sempre prontos para as mudanças que podem ocorrem ao longo de nossas vidas.

2) O que pode diferenciar é que a filosofia é a busca de um mito através da razão, portanto, ela prepara a nossa realidade como um todo.

3) Podemos sugerir que precisamos lidar melhor com a diversidade de coisas, ou pessoas, para que possamos solucionar melhor uma determinada situação.

4) Tomás de Aquino fala a verdade como se o homem tivesse que correr atrás de alguma ajuda divina para que possa conhecer a verdade como um todo.

5) A filosofia é um guia para que possamos viver melhor. Podemos concordar que a filosofia pode ser um guia? Claro que sim, pois ela nos serve de base para a nossa existência.

TEXTO: AUTORES E SUAS VISÕES.

1) Estas três formas de explicar a filosofia estão relacionadas a situação do sujeito perante ao objeto do conhecimento.

2) O momento para filosofar só pode ser feito quando a pessoa percebe que precisa mudar os rumos da vida, mesmo que essas mudanças tenham que acontecer em uma fase madura ou melhor dizendo, nunca é tarde ser feliz.

3)  Podemos entender que a filosofia pode ser retratada como um algo constituído por particularidades e qualidades, ou até mesmo por um certo grau de dificuldade em seu entendimento.

4) Porque a admiração pode estar ligada ao fato de que o admirar é a peça chave para filosofar.

AULA EXPOSITIVA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA – ANTIGUIDADES, IDADE MÉDIA E A VIRADA MODERNA.

A relação entre a história e a filosofia

Pode parecer que a filosofia se constituiu em vários momentos históricos do mundo contemporâneo, assim como, na filosofia antiga: Pré-História, na filosofia medieval: Idade Média, na filosofia moderna: Idade Moderna e, enfim, na filosofia contemporânea: Idade Contemporânea. Contudo, pode se dizer que a filosofia é uma parte da ciência positiva na história, ou seja, ela continua dando sequência a reconstrução da filosofia.

        A filosofia, dentro do seu contexto histórico, tem uma grande influência nos acontecimentos, no objetivo de esclarecer os seus conteúdos, apesar que há uma necessidade em recorrer aos conhecimentos da história geral. Assim, a história da filosofia pode tornar-se um meio de explicações de certos fatos, dando início a história da lógica, do empirismo e do aristotelismo.

        No entanto, a filosofia estuda o pensamento das ideias filosóficas e suas relações. Vale ressaltar que a história da filosofia, além de ser retratada pelos principais pensadores, viabiliza a historiografia filosófica a fim de possa retomar os principais problemas filosóficos.

        Podemos concluir que a filosofia histórica busca compreender as questões fundamentais no nosso mundo contemporâneo, como: a realidade como um todo, os valores éticos, o conhecimento e a verdade.

LEITURA DE TEXTO: FILOSOFAR É APRENDER A MORRER – MONTAIGNE E DISSERTAÇÃO SOBRE AS PAIXÕES – HUME.

1) A impressão que se dá, em relação a morte retratada por Montaigne, é que as pessoas ainda não conseguem entender a morte, portanto, a única saída para compreender essa passagem da vida humana para o plano espiritual é através de muitas reflexões e perguntas filosóficas. Sobre a paixão e a razão, citada por Hume, deu se a entender que a razão passa a se tornar escrava da paixão, é como se pegasse um martelo e quebrasse uma parede causando uma série de estragos que, na maioria dos casos, podem ser irreversíveis.

2) Sim, pois é necessário entender que as pessoas devem aceitar a morte, independente de qualquer situação, isso porque é a única certeza que temos na vida.

3) Sim, pois muitas pessoas perdem a razão ao se apaixonarem por alguém, especialmente aquelas que não são  bem correspondidas. Portanto, essas pessoas precisam entender que este tipo de “paixão” pode lhe causar sérias consequências.

LEITURA E DEBATE: A ÉTICA NA POLÍTICA É POSSÍVEL? MAQUIAVEL E ARISTÓTELES.

No que diz respeito ao pensamento político de Maquiavel é que para comandar algum cargo de poder, como exemplo, presidência de algum país, é necessário que haja uma análise sobre a sociedade em que se vive e a política. Sobre o pensamento político de Aristóteles, pode se dizer que a política deveria ser realizada em forma de ações justas e práticas em prol do bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com