TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG1 unip 2 semestre

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

PROFESSOR: José júnior

Questão

Carmelita Yazbek afirma: Sabemos que as sequelas da questão social permeiam a vida das classes subalternas destituída de poder, trabalho e informação. Sabemos também que em nossa prática cotidiana a relação com o real é uma relação com a singularidade expressa nas diferentes situações com que trabalhamos. E, aí se colocam nossos limites e nossas possibilidades. Limites de várias ordens, mas, sobretudo limites de ordem estrutural (2001, p. 391 ). Após a leitura dessa afirmativa dessa grande e reconhecida pesquisadora do serviço social, faça sua análise referente à questão social e suas expressões.

      O Serviço Social teve inicio no Brasil no final da década de 1930, quando o país se insere no processo de industrialização, aliado ao de urbanização. Com a industrialização houve uma transformação na produção. O aumento do contingente de trabalhadores com seus familiares, morando em cortiços, sem as mínimas condições. Insatisfeitos com a excessiva jornada de trabalho, salários baixos.   Diante do clamor dos operários o Estado se viu obrigado a promover concessões, melhorias, talvez com a intenção de conter rebeliões.

   Neste contexto foi implantado o trabalho de agentes sócias. A Igreja Católica é quem selecionava os agentes, pertencentes a classe dominante, dava-lhes formação ideológica cristã, com propósitos de atuação baseados na caridade e na repressão.

   Como diz a autora Carmelita Yazbek , as sequelas da questão social permeiam a vida das classes subalternas, destituídas de poder, trabalho e informação.Com base no que que a referida autora descreve, denota-se que o comportamento social, a pobreza são proeminentes do capitalismo que resulta em politicas sociais desiguais, inadequadas e na grande maioria não se consolidam em ações  promovam as pessoas socialmente de forma justa e igualitária.

       A disciplina de Sociologia precisa contribuir para o desenvolvimento do pensamento critico do aluno, os conteúdos precisam promover a aproximação do aluno com a sua realidade, oportunizando-o a confrontá-las com realidades distintas e diferentes. No entanto, o professor precisa ter habilidade para transformar saberes escolares, em saberes científicos, para que possa dar corpo e alma a essa disciplina, assim como as demais.

                         Auno(s):  Maria Elisabete da Silva Peres Henrique  RA 1543384

                                     Raquel de Camargo RA 1434390

POLO

MARINGÁ

JAU

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (364.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com