TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PESQUISAS IDENTIFICADAS NO FILME “O ÚLTIMO SAMURAI”

Por:   •  10/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Luis Fernando Tiburcio Simoni

TIPOS DE PESQUISAS IDENTIFICADAS NO FILME “O ÚLTIMO SAMURAI”

Porto Velho - RO

2019

LUIS FERNANDO TIBURCIO SIMONI

TIPOS DE PESQUISAS IDENTIFICADAS NO FILME “O ÚLTIMO SAMURAI”

Trabalho parcial apresentado ao Curso de Licenciatura plena em física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção da nota na disciplina metodologia cientifica, ministrada pela Professora Dra. Iza Reis Gomes Ortiz.

Porto Velho - RO

2019


  1. INTRODUÇÃO

        A pesquisa pode ser definida como um procedimento que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos (Gil, 2007). A pesquisa pode desenvolver-se de diversas maneiras e em qualquer âmbito. Há pesquisas informais, que um indivíduo tem na sua vida quotidiana de forma quase espontânea, e outras que se realizam através de um trabalho complexo e extenso no tempo.

        Entre os tipos de pesquisa mais comuns para a área acadêmica destacam-se, a pesquisa exploratória, a pesquisa descritiva, a pesquisa explicativa, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o estudo de caso, a pesquisa ex post facto e a pesquisa de campo. Uma forma didática de melhor compreender os tipos de pesquisa é avaliar situações cotidianas ou atividades de lazer, como por exemplo assistir a um filme.

        O filme “O último samurai”, é um filme épico-guerra-drama que fala sobre um conceituado militar norte-americano que é enviado ao Japão em 1970, com a missão de treinar as tropas do imperador, para que eles eliminem os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, ele aprende o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre qual lado apoiar.

        Durante a trama é possível identificar diferentes tipos de pesquisa, ainda que a história decorra em uma época sem muitas tecnologias. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar os tipos de pesquisa no filme “O último samurai” e relata-las em associação com sua respectiva cena, bem como expor a opinião pessoal quanto à adequacidade da pesquisa identificada, afim de contribuir no conhecimento quanto a pesquisa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os relatos quanto o tipo de pesquisa e as cenas correspondentes serão apresentados em ordem cronológica do filme.

2.1. Cenas e tipos de pesquisa identificadas

Em 12 de julho de 1876 o capitão Nathan Algren interpretado por (Tom Cruise) parte para o Japão para combater os rebeldes contra o Imperador Meijin (Nakamura Shichinosuke), no navio escrevendo em seu diário sobre o que ele faz, fala que nasceu para combater e reprimir lideres tribais. Chegando no Japão faz uma pesquisa de levantamento analisando o comportamento do povo japonês, recebido por Simon Graham (Timothy Spall) um fotógrafo e tradutor, que faz para Nathan uma breve introdução do que esta acontecendo no Japão.

 Ao ser apresentado para o Imperador, o mesmo vai ao capitão e faz uma pesquisa explicativa sobre o ocorrido no confronto das tropas americanas contra os índios, perguntando a respeito daquele povo de como se vestiam, se eram bravos guerreiro, se pintavam o rosto e usavam penas quando iam para a batalha, logo o capitão o respondeu que eram grandes guerreiros.

Liderando as tropas japonesas o capitão Algren faz uma pesquisa descritiva com à ajuda do General Hasegawa (Togo Igawa) descendente dos samurais e aliado das tropas do exército japonês, descrevendo fatos a realidades dos samurais. Algren faz outra pesquisa bibliográfica com referências em livros e figuras sobre os samurais, além de pedir para o tradutor Simon traduzir todos os livros que falem sobre os samurais.

Simon faz uma pesquisa descritiva sobre os índios americanos e pede para Algren descrever sobre os selvagens, falar na língua dos selvagens algumas palavras e como faziam o tal escalpo, que era o couro cabeludo arrancado do crânio, troféu de guerra para eles. O capitão começa a demonstrar como eles faziam o escalpo assustando o tradutor, lembrando de cenas das quais ele se arrependia, como ter matado alguns inocentes.

Após o confronto com os samurais, Algren e o exército japonês foram derrotados, sendo levados como prisioneiros de guerra para a aldeia dos rebeldes. Como foi ferido na batalha Algren foi cuidado por Taka (Koyuki) irmã do líder samurai Katsumoto (Ken Watanabe), que faz uma pesquisa bibliográfica sobre o capitão através do diário que Algren carregava e fazia suas anotações durante e pós-guerra, fazendo assim um levantamento de quem era o seu adversário e as vezes trocava palavras com ele, sobre seus feitos contra os índios americanos. Objetivo alcançado com as trocas de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com