TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS AVALIATIVAS

Por:   •  22/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

UDESC – CCT – DEPS – ÉTICA PROFISSIONAL

TRABALHO INDIVIDUAL COM CARACTERÍSTICAS AVALIATIVAS

 

  1. Leitura atenta do Capítulo 2 do livro:  

 Srour, Robert Henry, Ética empresarial – Rio de Janeiro: Campus, 2000.  ISBN 85-352-0603-5

 

  1. Resolva as questões abaixo e envie pelo MOODLE tendo como assunto Ética Profissional TRABALHO 2 até 14/10/2021:

 

TRABALHO 2

TAINÁ MORAES MARQUES

[pic 1]

  1. Por que cada vez mais as questões éticas estão relacionadas ao mundo dos negócios?

R: Porque existe uma mídia investigativa - clientes, fiscalização e etc- que não tolera mais questões imorais e não éticas. Atualmente o assunto passou a ser considerado um ponto estratégico para a preservação e o desenvolvimento dos negócios, visto que os clientes estão cada vez mais exigentes e interessados na conduta da empresa. Além disso,  considera-se também o prejuízo causado por um escândalo, caso ele venha a tona – baixa moral, perda de confiabilidade, dificuldade de manter clientes e etc.

  1. O que é ética da convicção e ética da responsabilidade?

R: A ética da convicção é baseada em valores e normas pré-estabelecidos, com o objetivo de engessar ações a serem praticadas, basicamente um tratado de deveres. Já a ética da responsabilidade é pautada em responder pelas consequências previsíveis dos nossos atos, há análise de riscos – os agentes avaliam o custo benefício que determinada ação gerará para o coletivo.

  1. Em relação à adolescente grávida como cada um dos pais orienta suas decisões?

R: A mãe, embasada em suas crenças católicas -age sob a ética da convicção, não hesita em discordar do pedido. O pai, por outro lado, agnóstico, pondera e avalia o custo benefício das possíveis atitudes a serem tomadas e tenta ajudar a filha.

 

  1. Em relação à ética da convicção e suas vertentes do princípio e da esperança, explique como se comportou o cônsul português Aristides de Sousa Mendes (pg. 51).

R:O consul português Aristides, regeu seu comportamento pela ética da convicção  de acordo com a vertente da esperança, ao preferir ter compaixão dos judeus. Isso pois, apesar de ser sua responsabilidade não emitir vistos para os judeus ele preferiu deixar de lado suas obrigações com o governo ( vertente do principio ) e ajudar aqueles que precisavam.

  1. O que é ética da convicção vertente do princípio e ética da convicção vertente da esperança?

R: A é ética da convicção vertente do princípio é aquela que indica que as regras devem ser seguidas a todo custo, independente da situação. Já  a ética da convicção vertente da esperança, é pautada em ideais, recai mais para o lado da fé, onde é permitido “sonhar acima de tudo”.

  1. A ética da responsabilidade não converte princípios ou ideais em práticas do cotidiano, tal como faz a ética da convicção, nem aplica normas ou crenças previamente estipuladas, independentemente dos impactos que possam ocasionar. Como procede então?

R: A ética da responsabilidade analisa as situações concretas e as repercussões de determinada ação antecipadas.

Dentre as opções apresentadas, aquela que presumivelmente traz maiores benefícios à coletividade é escolhida . Ou seja, ganha vez a ação que produz um bem maior ou evita um mal maior.

  1. O que é ética da responsabilidade vertente utilitarista e ética da responsabilidade vertente da finalidade?

R: A ética da responsabilidade vertente utilitarista exige que haja uma combinação da mais intensa

felicidade possível com o maior contingente populacional, ou seja, exige o melhor para o maior número de pessoas. Já a ética da responsabilidade

     vertente da finalidade determina que a bondade dos fins justifica as ações empregadas e supõe que serão tomadas todas as medidas necessárias para que aconteça. O fim justifica os meios.

  1. No romance de William Styron A Escolha de Sofia (pg. 56) como a personagem pautou sua decisão do ponto de vista do enquadramento ético? E você como procederias diante de tal dilema?

     R: Sofia usou da ética da responsabilidade ao tomar a decisão. Ela analisou qual seria o custo para aceitar a proposta do guarda e decidiu sacrificar  um dos filhos pela vida dos outros dois, usando a teoria “dos males o menor”– se enquadrando na vertente da finalidade.

     Se eu me encontrasse na mesma situação que Sofia, eu  não entregaria       nenhum de meus filhos, Pois acredito que o peso da culpa dessa decisão não deixaria eu viver em paz. não conseguiria deixar um filho meu para trás. São muitas variáveis que eu não estaria disposta a arriscar. Preferia a minha vida em troca da vida dos três filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (148.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com