TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA

Trabalho Universitário: TRABALHO SOBRE ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

A HISTÓRIA DAS COISAS.

O vídeo “A história das coisas” mostra muito bem com se enraizou a ideologia de consumismo nos Estados Unidos, e por tabela em todo mundo. Tudo começa logo após a Segunda Grande Guerra Mundial , quando o governo e os industriais americanos, sabendo de seu enorme potencial produtivo, buscam desenvolver meios para o aumento do consumo da população, fazendo com que sua economia cresce a níveis altos e constantes.

A solução para esta equação de produção e consumo foi apresentada pelo analista de vendas Victor Lebow,considerado o pai do consumismo, segundo ele a solução seria que:

“A nossa enorme economia produtiva exigi que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bem em rituais, que procuremos nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo, precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas e descartadas a um ritmo cada vez maior”.

Dentro de este conceito acima foi desenvolvido duas novas praticas, a obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva, a primeira seria uma forma para que as coisas fossem feitas e logo fossem descartadas por não atenderem mais as suas funcionalidades, porém mantendo a confiança do consumidor no produto. A obsolescência perceptiva é a que mais interessa para falar se de ideologia que a razão deste trabalho. Esta faz com que as pessoas sejam avaliadas por outras e por ela mesma, pelas coisas que elas têm, ou seja, se seu celular não for o ultimo lançamento ou se seu carro não for tão novo quando os de seus amigos, você não esta contribuindo para a ideologia do consumismo, que nos dias atua+is tornou-se uma religião.

Existem fãs fanáticos por produtos da marca Apple, que segue todas as notícias e lançamentos da marca. Um exemplo seria o do “Iphone4” que passou as ser “4s” depois “5”e por ultimo os “5c” e “5s” tudo isso em menos de um ano de intervalo entre um e outro, fazendo como que se fã trocasse um celular quase novo que ainda não terminaram de pagar por outros com funcionalidades muito semelhantes aos seus antecessores. Pelo puro prazer de exibir seu aparelho Apple. Porém como a Apple, existem outras marcas com mesmo ou talvez maior poder de ditar conceitos e paradigmas na sociedade de consumo. Voltado ao assunto ideologia se o individuo não a segue, ele pode corre o risco de ser discriminado por não fazer parte dela.

Na ideologia do consumismo o valor pessoa esta diretamente ligada às coisas que ela possui e não por aquilo que de fato ela é. Nos Estados Unidos após o surgimento deste consumismo desenfreado, o grau de felicidade da população caiu através dos anos. E cada vez mais a publicidade e marketing, diz que para as pessoas serem felizes, ela devem consumir mais coisas que de fato elas necessitam, assim deixam de lado as coisas realmente importantes na vida, como a família, os amigos, o lazer, a cultura e a própria saúde. Trabalham mais para comprar cada vez mais, tornando-se cada vez mais infelizes e alheias aos fatos que ocorrem fora deste ciclo. A destruição do planeta é uma dela.

Concluindo devemos ter consciência do que estamos fazendo, e não só por que é dito pelo senso comum que nós devemos aceitar esta ou aquela ideologia. Devemos ter a ciência do que realmente queremos para não sermos manipulados, por sistemas que são prejudiciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com