TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ideologia

Artigo: Trabalho Ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  345 Visualizações

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1)-Podemos dizer que de acordo com a obra de Karl Marx, ideologia é uma forma de disfarçar a realidade política e social. Ou seja, a palavra ideologia pode ser definida como a idéia de uma falsa realidade. Camuflando o que é para o que deveria ser.

2)-A diferença que o filosofo Paulo Ghiraldelli nos mostra em seu video sobre doutrinas ideológicas e filosóficas, é que para ele, doutrina ideológica vem pela frente, ou seja, é aquilo que aparece, algo que não está escondido. Já a filosofia, é considerado que vem por trás, algo escondido, que trabalha em silêncio.

3)-Podemos observar que a ideologia esta presente em nosso dia-a-dia. Um deles é o preconceito. Por exemplo, grande parte da sociedade passou a associar que o homem que se vestisse de rosa seria homossexual. Outro exemplo a ser citado pode ser a mídia, que apresenta fatos muitas vezes que não são reais, e acabam convencendo as pessoas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com