TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO a abertura de um novo supermercado

Projeto de pesquisa: TRABALHO a abertura de um novo supermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

3º SEMESTRE

AMANDA ALMEIDA WEBSTER DA SILVA RA 5721153705

CAIO LARRÉ DA SILVA OLIVEIRA RA 5531102637

NILTON SHORNER RA 5560125000

JACQUELINE MEDEIROS TAVARES RA 6317201219

EVERTON MELLO DE OLIVEIRA RA 6343160432

PROJETO MULTIDICIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

ANÁLISE DE VIABILIDADE

TUTOR PRESENCIAL: Ricardo Silveira Moura

TUTOR A DISTÂNCIA: Samuel Araujo Franco

PORTO ALEGRE/RS

2013

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo elaborar um estudo de viabilidade econômica para a instalação de um supermercado no bairro Nonoai, devido o aumento do poder de compra da região e a proximidade a um conjunto residencial promove a oportunidade no setor de comercio varejista buscamos criar um supermercado, pois foi constatado potencial de consumo neste bairro. Para tanto, realizou-se uma análise das variáveis externas: consumidores, concorrência, fornecedores, política, leis, economia, sociedade, cultura, demografia e tecnologia. E uma analise do ambiente interno sob o ponto de vista das suas variáveis estruturais: especialização, padronização e coordenação das atividades, centralização e descentralização das decisões, tamanho da unidade de trabalho. Além de coletar dados que indiquem a viabilidade, ou não, da abertura de um supermercado no bairro Nonoai. O trabalho baseou-se em extensa fundamentação teórica, apoiando-se na observação do cotidiano da empresa — atuação dos funcionários, perfil de clientes, fluxo de clientes, entre outros aspectos — e na análise de documentos da organização. Foram vistos balanços, fluxo de caixa, incidência de impostos, custos com funcionários e locação. Recorreu-se também a uma pesquisa de campo com 204 questionários aplicados no bairro Nonoai. Como resultado, este estudo apontou aspectos altamente favoráveis para a instalação de um novo ponto comercial. 0 estudo ressalvou ainda outros aspectos, como necessidade de ações promocionais, importância de que os recursos sejam provenientes de capital próprio, a ne0,0 N cessidade de investimentos futuros e uma honesta, sincera, próxima e empreendedora relação entre os sócios para o êxito do empreendimento.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA 5

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3 . ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 6

4 . CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES 8

5. BIBLIOGRAFIA 9

INTRODUÇÃO

A pesquisa de viabilidade econômica para o desenvolvimento de um supermercado objetiva identificar um cenário — favorável ou não — à implantação de um novo ponto comercial no bairro, além de proporcionar uma melhor visão da organização, desde os motivos que levaram ao seu nascimento, passando por suas transformações, até a data atual. A importância desse estudo foi evidenciada pelo fato de trazer um panorama voltado para os pontos fortes e fracos que o supermercado poderia apresentar, e pelo conhecimento de fatores internos e externos, que podem influenciar no seu desempenho.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Neste projeto será apresentada a possibilidade da abertura de um novo supermercado, na qual se verificou uma necessidade de alternativas de compras no bairro.

A pesquisa de viabilidade, nas mediações em que o empreendimento atua ou vai atuar, revela muitas oportunidades para melhorar o negócio, desenvolver produtos e aprimorar o atendimento, o supermercado leve tem como objetivo tornar-se referência em atendimento e qualidade na cidade em que atua e transformar-se em uma rede conhecida em todo estado do Rio grande do Sul.

As pesquisas aplicadas neste projeto referem-se a concorrentes, clientes e fornecedores, e foram realizadas em quatro semanas, na qual foi utilizada panfletagem a redores do local escolhido, estudo do potencial econômico dos moradores do bairro.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os resultados obtidos nas pesquisas com clientes e fornecedores, obteve um número satisfatório de relatórios, foram valiosas no sentido de conhecer as necessidades do empreendimento e suas atribuições e envolvimentos desde a montagem até as consequências do dia-a-dia, mostrando valores, dificuldades e procedimentos para ganhar espaço no mercado.

A pesquisa foi fundamental para a elaboração e conclusão do projeto, pois somente com ela foi possível estudar o tema e saber com mais precisão a opinião dos clientes quanto aos produtos e serviços necessários para abertura de um novo supermercado.

Foi pesquisado as exigências dos clientes, avaliação do potencial real local e os fatores particulares, que influenciam um supermercado de acordo com um artigo do SEBRAE com isto vemos também que as oportunidades dependerão da capacidade de acompanhar as tendências e mudanças significativas no mercado.

3. ANÁLISE E INTERPPRETAÇÃO DOS DADOS

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com