TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administrativa: EVOLUCAO DO PENSAMENTO ECONOMICO

Dissertações: Teoria Administrativa: EVOLUCAO DO PENSAMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  453 Visualizações

EVOLUCAODO PENSAMENTO ECONOMICO:

I A

BREVE RETROSPECTO

2. 1 Introducõo ~

E

xiste consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de AdamSmith A riqueza das nações, em 1776.

Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Nesse sentido, aatividade econômica deveria orientar-se de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em Santo Tomás de Aquino, acondenação dos juros ou da usura, encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas.

2.2 Precursores da teoria econômica

2.2.1 Antigüidade

Na GréciaAntiga, as primeiras referências conhecidas à Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384-322 a.C.), que aparentemente foi quem cunhou o termo economia (oikollomía) em seus estudos sobreaspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.C.) e de Xenofonte (440-335 a.C.). Roma não deixounenhum escrito notável na área de Economia. Nos séculos seguintes, até a época dos descobrimentos, encontramos poucos trabalhos de destaque, mas que não apresentam um padrão homogêneo e estãopermeados de 'questões referentes a justiça e moral. A já citada lei da usura, a moralidade em relação a juros altos e o que deveria ser um lucro justo são os exemplos mais conhecidos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com