TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Dissertativo sobre legados da Filosofia

Por:   •  25/2/2019  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO EAD

JOLUY DE CARVALHO PINTO

TRABALHO DE FILOSOFIA:

Texto Dissertativo sobre legados da Filosofia

São Luís

2018


JOLUY DE CARVALHO PINTO

TRABALHO DE FILOSOFIA:

Texto Dissertativo sobre legados da Filosofia

Trabalho apresentado ao Curso de Administração EAD da Universidade CEUMA para obtenção de nota referente à 1ª atividade da disciplina de Filosofia

Orientador(a): Diogo de Faria Moura

São Luís

2018


INTRODUÇÃO

Explanação dos principais legados científicos, tecnológicos e culturais deixados pela Filosofia em cada período histórico.

DESENVOLVIMENTO

Há várias classificações de períodos da Filosofia de acordo com o arbítrio do autor, sustentada – geralmente – em pontos de ruptura ou em algum princípio que permita a aproximação de temas comuns. Por conta do exíguo espaço, adotaremos a mais sucinta: Filosofia antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

A Filosofia antiga pode ser subdivida em três períodos: pré-socrático, clássico e helenístico. Deixando como principal legado a relação entre os homens e vida social, tendo como seus principais pensadores, Tales de Mileto, Demócrito e Empédocles. Possuindo duas principais escolas de pensamento: a Jônica e a Itálica.

A Medieval por sua vez, desenvolvida na Europa no período da Idade Média, expandido e consolidando o Cristianismo na Europa Ocidental. Tentou conciliar a religião com a Filosofia, sendo seu principal legado a união da fé cristã e da razão, busca da verdade divina, tendo por seus principais pensadores Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona.

A Moderna questiona valores relacionados aos homens e suas relações com a natureza, baseada na experimentação, utilizando-se do empirismo e racionalismo. Suas principais características: cientificismo, antropocentrismo e humanismo, como principais legados destacam-se: o absolutismo, reforma protestante, início do movimento renascentista, entre outros.

A Contemporânea possui como principal marco a Revolução Francesa, centrando seu objeto de estudo no próprio homem. Idealismo Kantiano, Positivismo e origem do pensamento Existencialista são seus legados mais visíveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

De maneira rasa e mais sucinta possível, este é o resumo das consequências/legados deixadas pela Filosofia ao longo da história.


BIBLIOGRAFIA

Livros

Abbagnano, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1. ed. WMF: Martins Fontes, 2012.

Sites

Pedagogia & Comunicação. História da Filosofia: Antiga, medieval, moderna e contemporânea. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/historia-da-filosofia-antiga-medieval-moderna-e-contemporanea.htm> Acesso em: 09 nov 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com