TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual de FIlosofia

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho individual de filosofia

Professor: Henrique Porta

Aluno: Arthur Pereira

Filósofos da Escola Iônica:

Tales de mileto: Defende que a água é o elemento que forma todas as coisas.

Anaxímenes de Mileto: Defende que o Ar é o elemento formador de tudo.

Anaximandro de Mileto: Defende que o Ápeiron é ilimitado e permite a união e separação dos corpos.

Heráclito de Éfeso: Propõe que o Fogo que é o elemento criador de tudo.

Escola Iônica x Pitagórica:

Os jônicos (Iônicos) são designados como cosmologistas, já que quase todos eram fisicalistas que tentavam explicar a natureza da matéria. A maior parte dos cosmologistas pensavam o mundo como algo em movimento, a água que congela e evapora, o ápeiron que não pode ser determinado e não é estático, o ar nada palpável e o fogo que está sempre em movimento e transformando o que queima.

Já a Pitagórica, tem seu nome devido ao nome de seu fundador Pitágoras de Samos. Ele defendia que todas as coisas são números e o princípio fundamental de tudo seria a estrutura numérica. Ou seja, o mundo surgiu quando precisou haver uma limitação para o ápeiron e essa limitação eram formas numéricas sobre o espaço. A característica distintiva dos pitagóricos é a afirmação de que o número é a essência de todas as coisas e que toda coisa é, na sua essência, número.

O pensamento de Heráclito

Os filósofos Tales, Anaximandro, Anaxímenes haviam percebido o dinamismo das mudanças que ocorrem na physis, como o nascimento, o crescimento e a morte, mas não chegaram a problematizar a questão.

Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer parado - πάντα ῥεῖ ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento.

Mas este é apenas um pressuposto de uma doutrina que vai mais além. O devir, a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem etc. A realidade acontece, então, não em uma das alternativas, posto que ambas são apenas parte de uma mesma realidade, mas sim na mudança ou, como ele chama, na guerra entre os opostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com