TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre a liberdade. As dez proposituras para uma filosofia simples

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho sobre a liberdade. As dez proposituras para uma filosofia simples. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO SOBRE A LIBERDADE

As dez proposituras para uma filosofia simples

1º Parágrafo o autor Diz

Que falar da liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano, onde existe muitos debates, opiniões próprias, contaria , com longos diálogos proveitosos... mas que devemos ter cautela em algumas afirmações que pode reduzir nossa liberdade ao argumentar ou expressar a respeito.

2º Parágrafo o Autor Diz

A liberdade se manifesta à consciência como uma certeza primária que perpassa toda a existência, especialmente nos momentos em que se deve tomar decisões importantes e que não pode ser impedido de fazer ou de deixar de fazer alguma coisa desde que não

prejudique outra pessoa mas em condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

3º Parágrafo o autor diz

Que o indivíduo para seu próprio bem. seja material ou moral ele não constitui uma justificativa suficiente. O indivíduo não pode ser forçado a fazer ou deixar de fazer algo por achar que seja melhor pra ele ou porque são motivos para o ser acreditar, discutir, fazer um aconselhamento não para obrigar ou infligir alguém ou algo.

4º Parágrafo o autor diz

O conceito de Liberdade adapta-se ao mundo, ou seja, a humanidade como um todo que cada dia mais se torna capaz de ter discussões livres e iguais, desde o momento em que o ser tem a capacidade de se guiar pela própria melhora, pela certeza ou pela indução a aceitar alguma ideia. Cada indivíduo é o segurança da própria saúde seja ela corporal e mental ou espiritual.

5º Parágrafo o autor diz

Naquilo que não diz respeito a outros, a livre expressão deve permanecer quer eles gostem ou não. As escolas humanas da consciência, da percepção e da atividade mental só se executam fazendo uma escolha. Alguém que faz algo só porque é de costume, não porque está escolhendo.

6º Parágrafo o autor diz

Que são necessárias interferências do governo quando ela não envolve desrespeito a Liberdade.

Porque em primeiro lugar, há coisas mais adequadas a serem executadas pelos indivíduos do que pelo governo. Em tese ninguém tem mais condições de conduzir negócios ou dizer como ele deve ser conduzido.

Em segundo lugar, a autonomia do ser é desejável e que seja feita por cada indivíduo as ações políticas como uma educação mental- um modo de confirmar as faculdades ativas, a parte prática da educação política de um povo livre que o tira do egoísmo pessoal e familiar e o acostuma á entender e a administrar seus interesses coletivos- fazendo-o a agir por motivos públicos e a guiar os alvos que juntam as pessoas.

Em terceiro lugar, é necessário limitar a interferência do governo, pois é um perigo aumentar-lhe o poder.

7º Parágrafo o autor diz

A luta entre Liberdade e Autoritarismo é a mais nítida característica da história com que aprendemos nas escolas, em volta dos diversos modos de limitar o poder, segundo a qual, quem detém o poder tende a dele abusar. O sentido de Liberdade é acabar com os limites do aprisionamento e da escravidão.

A Liberdade tem no desejo do ser ou de grupos de pessoas de ser o seu próprio dono: quer que a vida e suas decisões dependam dele mesmo e não de externos; quer ser ele mesmo e não da vontade dos outros; não quer ser objeto e sim sujeito.

8º Parágrafo o autor diz

Dizem que alguém só é livre na medida em que nenhum outro ser interfere nas atividades/escolhas desse alguém. Lutar para ser livre é procurar passar e remover obstáculos: lutar pela liberdade pessoal e procurar limitara interferência da Liberdade, no sentido político é não ter dominação.

9º Parágrafo o autor diz

Liberdade também é uma atividade de autonomia. Dependendo das escolhas e dos esforços do individuo, ele pode ora ser influenciado por algo, ora ser influenciado , ou ora ser autônomo. O que caracteriza o homem é de fato ele não receber algo divino já pronta desde quando nasce. Essa capacidade não contraria nenhuma ou qualquer determinação de fora, mas capaz de lhe dar sua livre escolha.

10º Parágrafo o autor diz

A liberdade logo vai depender da limitação de outros. Todo pedido em favor de liberdade de direitos individuais, todo o manifesto contra a exploração e escravidão, contra o abuso de poder tem a origem no ponto de vista do homem: os seres em geral são interdependentes e suas atividades não são complemente privadas, e que nunca venha impedir a vida dos outros.

“O QUE É LIBERDADE PARA AQUELES QUE NÃO PODEM USUFRUIR?”

“SEM AS CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O USO DA LIBERDADE, QUAL O SEU VALOR?”

11º Parágrafo o autor diz

Como diz Tocqueville quando pode-se fazer o quer, é liberdade mas só quando quer e aquilo que se quer, já que a liberdade não é um poder só pra si mesmo e sim um poder sobre tudo e todos, pois através dessa liberdade nasce a artificialidade da vida e sua construção cultural.

12º Parágrafo o autor diz

Até o momento a liberdade ganhou três sentidos: 1- a liberdade política- onde o homem escolhe seu governo; 2- liberdade interior- á medida em que as ações de uma pessoa são guiadas por suas escolhas; 3- liberdade como poder – poder de satisfazer os desejos a medida de escolhas que são oferecidas ou criadas pela própria pessoa. Essas liberdades que aqui cito são as condições para uma “liberdade individual”. Uma liberdade que surge do próprio indivíduo uma capacidade de produzir, porém tendo um único freio, sua consciência.

13º Parágrafo o autor diz

A liberdade tanto social como política depende da ausência de obstáculos, não só as escolhas reais mais como potenciais- ao modo de agir conforme a opção. No contexto entendo que a liberdade é expressa como individualidade. E que os as autoridades que pretende governar ,dispõe de poder ilimitado sobre a vida das pessoas.

14º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com