TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

DISCIPLINA: Sociologia

CÓDIGO:

CRÉDITOS: 04

CURSO:

CARGA HORÁRIA:

76h

PROFESSOR: Gabriel Bozzano

ESTUDANTE: Gustavo Guzen Milani

PERÍODO:

2020/1

Avaliação (Escolha 3 questões entre as 5 disponíveis)

  1.  A partir de Max Weber defina, explique e dê exemplos:

a) ação social;

b) tipos ideais;

c) tipos de ação social;  

  1.  Defina e explique, com suas palavras, qual o contexto social que propiciou o surgimento da sociologia.

O surgimento da sociologia veio com a ocorrência de três fatos históricos em cada área da sociedade. Inicialmente foi a Revolução Industrial no âmbito econômico, causando transformações na sociedade, com o surgimento de fabricas maquinadas, modificando o convívio das pessoas, levando as pessoas a se locomoverem a grande cidades onde a havia fabricas para trabalharem, ocasionando a aglomeração de pessoas nestas cidades, causando o aumento da criminalidade, desigualdade maior entre as classes sociais, gerando entre outros diversos problemas, levando a busca por um modo de controlar e entender essa nova sociedade.

Também a Revolução Francesa foi um fato e acontecimento significativo para o surgimento da Sociologia, no âmbito político, a revolução industrial levou a população uma nova maneira e modo de se aprofundar no governo e no estado, retirando o antigo modo de fazer “política” e dando lugar às ideias republicanas, modificando métodos sociais e políticos, envolvendo mais a população no governo.

Já no âmbito cultural, o surgimento da sociologia, veio junto ao surgimento do iluminismo, e suas ideias de distribuição do conhecimento racional de forma intelectual e igualitária, trazendo e promovendo a ligação da moralidade e da sociedade com a evolução do intelecto das pessoas, de forma logica e racional, juntamente com o renascimento colocando o homem no lugar do divino, gerando o antropocentrismo.

Com estes acontecimentos, passou-se a entender que era necessária uma área para estudo das pessoas e da onde elas se colocavam, perante a sociedade.

  1. Para Comte a sociologia, como ciência positiva, poderia restaurar a ordem social a partir do momento que conseguisse descobrir as leis que regiam o desenvolvimento das relações sociais. a) explique e defina a ciência positivista de Comte b) defina e explique a lei dos 3 estados.

a) O positivismo surgiu com Comte, levando ao início da Sociologia, tendo como base a ordem da sociedade, e a ciencia, tendo consigo os ensinamentos da política, moral e da filosofia, ditando disciplina e ordem fundamentais para o crescimento da moral e do âmbito social, da sociedade. A frase presente em nossa bandeira representa firmemente o positivismo, “ORDEM E PROGRESSO”, representa a união destas palavras para evolução da sociedade e do pais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com