TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Morte

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2
  1. A caverna é o mundo visto com as nossas verdades, baseados em nossas conjeturas, nossas crenças, aprendizados, paradigmas e falta de conhecimento.
  2. “E agora, meu caro Glauco, é preciso aplicar exatamente essa alegoria ao que dissemos anteriormente. Devemos assimilar o mundo que apreendemos pela vista à estada na prisão, a luz do fogo que ilumina a caverna à ação do sol. Quanto à subida e à contemplação do que há no alto, considera que se trata da ascensão da alma até o lugar inteligível, e não te enganarás sobre minha esperança, já que desejas conhecê-la. Deus sabe se há alguma possibilidade de que ela seja fundada sobre a verdade. Em todo o caso eis o que me aparece tal como me aparece; nos últimos limites do mundo inteligível aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo. No mundo visível, ela gera a luz e o senhor da luz, no mundo inteligível ela própria é a soberana que dispensa a verdade e a inteligência. Acrescento que é preciso vê-la se quer comportar-se com sabedoria, seja na vida privada, seja na vida pública.” Uma das cenas do filme A Onda que se relaciona com o trecho descrito acima, é a que o professor ao tentar mostrar repreensão sobre o descontrole do grupo, é rejeitado pelos alunos que não conseguiam ou não aceitavam a realidade.
  3. O conhecimento é a luz; as sombras são tudo aquilo que acreditamos ser, sendo nossa perspectiva da realidade; os homens acorrentados são as pessoas que vivem presas as suas verdades, que renunciam viver novas experiências e adquirir novos conhecimentos.
  4. Porque após ir ao lado de fora, seus conhecimentos e olhos se abriram, podendo assim perceber a ilusão e a falsa realidade que era seu mundo e sua vida. Porem ao levar essa realidade para os outros presos, por eles não terem visto a verdadeira luz, o rejeitaram. No filme, Marco, depois de ter agredido sua namorada, percebeu a influência negativa que “A Onda” estava exercendo nos jovens, e tenta alertar os demais integrantes do grupo, alegando que o que era pra ser apenas um trabalho de escola, tinha se transformado em algo fora do controle, contudo, ele foi rejeitado e queriam que ele fosse punido, pois os demais membros já não enxergavam mais além dos objetivos e ideias criados pela “A Onda”.
  5. Os seres humanos quando fazem parte de um determinado grupo, acabam sofrendo influências, sejam elas negativas ou positivas, fazendo com que a ideologia de tal grupo, se transforme em uma verdade absoluta para os membros.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE MINAS GERAIS

UNILESTE

FILOSOFIA:

RELAÇÃO ENTRE O FILME A ONDA E O MITO DA CAVERNA-PLATÃO

DAVI

FERNANDA

ISABELA

LUCAS

MATEUS

RAFAEL

VANIA

MARÇO – 2015

CORONEL FABRICIANO - MG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com