TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: NASCIMENTO, VIDA, MORTE E REMANESCENTES DE ESTRELAS

Por:   •  5/12/2019  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 3

NASCIMENTO, VIDA, MORTE E REMANESCENTES DE ESTRELAS

[pic 1][pic 2]

     As estrelas são os corpos que dão brilho ao Universo. Elas que propiciam visibilidade ao cosmos, literalmente. Mas estrelas não surgem do nada. Assim como nós, elas, em algum momento nascem. Mas claro, diferentemente de nós elas não saem de dentro de outras estrelas. As estrelas nascem no meio de nebulosas (nuvens de gás e poeira). E claro, elas também não nascem em 9 meses como nós. A vida de uma estrela começa quando gás e poeira em alguma região da nebulosa começa a se agrupar e, consequentemente, começam a aquecer, gerando um disco de gás aquecido que gira. Quanto mais gás se juntam ao disco, maior a força gravitacional e mais quente fica a região de gás giratório. Esse processo perdura por milhões de anos, até que já exista gás comprimido e quente o suficiente para que as reações de fusão nuclear iniciem. E aí surge a estrela. Após as reações nucleares iniciarem, a estrela pode durar milhões, bilhões e até centenas de bilhões de anos, dependendo da massa que a estrela adquiriu na sua formação.

ANÃ MARROM
[pic 3]


    Quando as "estrelas" terminam em um corpo com cerca de 0,1 vezes da massa do Sol ou menos, ele não consegue iniciar o processo de fusão nuclear, embora tenha um núcleo extremamente quente, resultando em uma Anã Marrom.

MORTE DE ESTRELAS COMO O SOL
[pic 4]


    Quando as estrelas formadas tem massa próxima a do Sol, o resultado é uma Anã Amarela, que pode durar bilhões de anos. O Sol, por exemplo, tem sua vida estimada em cerca de 11 bilhões de anos. Estrelas com até 10 massas do Sol, quando o Hidrogênio cessa no núcleo, a estrela se contrai. Nesse processo, mais pressão é gerada no núcleo e assim Hélio se funde formando Carbono e Oxigênio, e nas camadas mais externas o Hidrogênio começa a se fundir devido a uma maior pressão causada na contração. Nisso, suas camadas ainda mais externas começam a se ejetar, fazendo com que o tamanho da estrela aumente. O resultado, depois de bilhões de anos, é uma Anã Negra, um núcleo de carbono extremamente compacto. Um bola de diamante.

ESTRELAS SUPERMASSIVAS



    Quando a estrela tem massa superior a 10 massas solares, elas queimam Hidrogênio rápido demais e consequentemente duram muito pouco tempo, apenas milhões de anos ou no máximo poucos bilhões de anos e explodem em uma supernova. Em cerca de frações de segundos, a estrela se contrai violentamente, fundido diversos elementos químicos com núcleos maiores e explode, gerando a mesma quantidade de energia que o Sol produzirá em toda a sua vida (cerca de 11 bilhões de anos) em apenas alguns segundos. O resultado pode ser uma estrela de nêutrons (se tiver entre cerca de 10 a 30 massas solares) ou um buraco negro (se tiver massa superior a 30 massas solares).
[pic 5]

ESTRELAS DE NÊUTRONS


    Quando uma estrelas de 10 a 30 massas solares implode, a pressão é tão grande que prótons e elétrons se unem formando nêutrons. O resultado é um núcleo extremamente compacto de nêutrons, tão compacto que a massa podem atingir até cerca de 8 massas solares em apenas 30 km de diâmetro.

[pic 6]

BURACOS NEGROS

[pic 7]

  Se a massa for superior a 30 massas solares, o resultado é um buraco negro que, de tão compacto, muito mais compacto ainda do que uma estrela de nêutrons, nada que se aproxime dele consegue escapar de sua atração gravitacional, nem mesmo a luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (260 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com