TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virologia E Micologia Na Atenção Primaria E Hospitalar

Artigos Científicos: Virologia E Micologia Na Atenção Primaria E Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre micologia e virologia na atenção primária e hospitalar

A atenção é um processo cognitivo pelo qual o individuo focaliza e seleciona estímulos. Ela é o primeiro nível de assistência a população é caracterizada pelos centros de saúde, os centros de saúde são responsáveis sanitários pela população e por um território, eles devem ser organizados tornando-se uma estratégias de saúde, por ser a principal porta de entrada dá saúde.o SUS é sistema universal, eu é disponibilizado a toda população necessitada.A atenção primária tem a missão de fazer a promoção da saúde,prevenir o adoecimento das pessoas, de fazer vigilância da situação de saúde, fazendo o tratamento adequado e a reabilitação necessária destes usuários.A atenção secundária Discutiremos neste relatório a Micologia e a Virologia em dois processos de atenção á saúde, uma será em ambientes primitivos e a outra em ambientes hospitalares. Para melhor entendimento eis aqui as definições da micologia e virologia, que estão classificadas como microbiologia.

A micologia é uma um ramo da biologia que estuda os fungos, que são organismos heterotróficos de várias dimensões enquanto a virologia estuda os vírus e suas propriedades. A micologia foi classificada em três tipos superficiais, as cutâneas e as oportunistas.

Na virologia, o vírus é formada por uma carapaça externa feita de proteína , denominada capsideo que guarda em seu interior uma única molécula de acido nucleico, que pode ser DNA ou RNA em geral nunca os dois.Embora os vírus pareçam tão simples, ele são os maiores inimigos dos seres humanos, causam diversas doenças infecciosas tais como: A gripe, a rubéola, o sarampo, poliomielite,catapora, herpes , HIV,dengue entre outras. A principal causa destas infecções depende do tipo especifico da patologia, ou seja, respiratórios, sexual, etc.No caso da polimielite o contato pode ser através da via salival ou oral fecal, ela pode levar o individuo a obter uma paralisia cerebral ou a morte do mesmo, devido a destruição dos neurônios motores.Já a AIDS pode acontecer através do contato sexual, amamentação ou do sangue, este vírus ataca principalmente as células do sistema imunológico, isto faz com que ele fique totalmente vulnerável, facilitando as doenças oportunistas. A catapora ou varicela ,assim como a caxumbas , o sarampo e a rubéola são contraídas através da saliva, e se manifestam por sintomas diversos. A raiva é contraída por alguém que tenha raiva, através do cachorro ou do morcego, a raiva é uma doença totalmente mortal, pois o vírus ataca o sistema nervoso central e pode causar a morte ou deixar o individuo com graves sequelas. O herpes, são as feridas que se manifestam na boca, nos anus, na vagina, no pênis, é contraído através do contato com as lesões, ou seja, pessoas que tenham os lesões de herpes.A gripe e os resfriados são vírus virais, eles atacam as vias respiratórias, e causam dores de cabeça, febre etc.A hepatite A, é contraída através das fezes, a hepatite B e C, são contraído através do sangue ou da relação sexual, poderá causar a morte do infectado quando não tomada medidas profiláticas.A dengue é causado por um vírus, mas é transmitido por um mosquito, quando causa a hemorragia pode também causar a morte, A febre amarela também é causada pelo vírus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com