TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA, CONSTRUÇÃO, ESPAÇO, FELICIDADE

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA: Construção de Espaços de Felicidade
[pic 3]

Na temática anterior, quando se falava e se pensava sobre a liberdade, referimo-nos a ela como sendo a possibilidade da autodeterminação, da escolha e da criação. Tudo isso envolve o ser humano na sua possibilidade de agir com os outros e com o mundo e em relação a si mesmo, aos outros, ao mundo e às coisas. A realidade/prática social que se vive é fruto dessas relações que se estabelecem/são estabelecidas. É diante desta realidade que se coloca a questão da ética como a possibilidade/necessidade de se refletir sobre as escolhas/ações humanas e sobre os seus fundamentos. Ou, ainda, pensar/refletir sobre que bases poderiam/deveriam ser assentadas as nossas escolhas/ações. Em outras palavras, a liberdade de escolher/agir implica, também, a necessidade de se perguntar pelo sentido de nossas escolhas/ações. Enfim, implica perguntar pelo sentido da vida humana, pelo sentido da existência humana.

As diferentes escolhas feitas e ações tomadas no dia-a-dia pelo ser humano, de certa forma, embora não sistematicamente, são produto do seu pensar/refletir no sentido de ver/perceber qual seria a melhor escolha/ação a ser tomada/empreendida nessa ou naquela situação com a qual se vê/sente envolvido. Implícito a este pensar sobre a melhor escolha/ação está a aspiração do ser humano pelo bem viver/ser feliz. Aristóteles já ensinava isso ao dizer que toda ação humana - conhecimento e trabalho - visa a algum bem e, entre eles, o maior é a felicidade.

Segundo Gallo (2002), “toda produção histórica dos seres humanos consiste em criar condições para que o homem seja feliz. Todas as religiões, as filosofias de todos os tempos, as conquistas tecnológicas, as teorias científicas e toda arte são criações humanas que procuram apresentar condições para a conquista da felicidade” (p. 54).

Ou seja, aquilo que o ser humano busca/faz em sociedade prima, a princípio, pela possibilidade da construção de espaços de felicidade. É nesse sentido que a construção de espaços de felicidade emerge como princípio ético pelo qual podem/devem se pautar as escolhas/decisões de cada uma das pessoas que compõem a sociedade.

Construir espaços de felicidade, como princípio ético, implica perguntar, entre outras coisas, pelos motivos pelos quais fazemos o que fazemos, pelo sentido e conteúdo daquilo que fazemos e pela intenção/finalidade que se tem em relação às práticas. Algumas perguntas, nesse sentido, podem se dar da seguinte forma:

  • O que é bom para a pessoa?
  • Em que acredito? Em que sociedade acredito?
  • Que princípios tenho? Quais são meus comprometimentos profissionais, sociais (movimentos sociais), políticos...?
  • O que me faz ser a (o) profissional que sou? Como exerço minha profissão e como não gostaria de exercê-la?
  • O que já se naturalizou na sociedade que não me afeta mais, que não me sensibiliza mais?
  • A partir das diferentes respostas que damos às questões acima colocadas, é possível dizer que, a construção de espaços de felicidade como princípio ético, passa, também, pelo mundo dos valores construídos e afirmados ao longo da história, no sentido de perguntar: o que nós entendemos por esses valores e o que, por exemplo, diferentes grupos sociais entendem por esses mesmos valores?
  • A questão acima colocada pode ser desdobrada em dois pontos que merecem ser discutidos. O primeiro deles refere-se à possibilidade da coexistência de diferentes pensares, dizeres e práticas num mesmo espaço e mundo, visto que a construção de espaços de felicidade implica, também, importar-se e comprometer-se com o outro na sua diferença. Em outras palavras, falamos também de ética porque, de certa forma, estamos preocupados em bem (con)viver com todos os possíveis membros de uma sociedade (local-global). Em relação a este ponto, novas questões se colocam: Como não impor meu interesse pessoal como sendo o interesse da coletividade? Até que ponto e em quais momentos é preciso renunciar aos interesses pessoais a favor dos interesses da coletividade/do grupo do qual também faço parte? Como melhor ajudar sem (inter)ferir no bom andamento/desenvolvimento do trabalho/organização a que o grupo se propôs?

As respostas a essas questões não se dão num passe de mágica. Não há soluções prontas e disponíveis a serem colocadas em prática. As mesmas são construídas e reconstruídas a partir de um diálogo fecundo e respeitoso em busca de consensos mínimos, o que demanda levar em conta as diferentes perspectivas de cada um como possibilidades. Daí o segundo ponto: o mundo globalizado e plural de hoje traz a exigência de aceitar o outro na sua diferença sem a intenção de submetê-lo. Em outras palavras, implica aceitar o outro como ele é e permitir que ele continue sendo o que pode(ria) ser. Ou, ainda, a perspectiva do outro deve ser pensada como possibilidade. Nisto se encontra a viabilidade do diálogo e, no diálogo, a possibilidade da construção de espaços de felicidade, o princípio ético pelo qual se devem pautar as ações de cada um dos que compõem uma coletividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (134 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com