TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Ambiental

Trabalho Escolar: Ética Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  2.185 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ética ambiental é um conceito filosófico que conceitua a ética sobre a forma de agir com homem em seu meio, pois se refere também à sua maneira de agir em relação à natureza. Considera-se que a preservação da vida humana está inteiramente ligada à conservação da vida de todos os seres.

Ética Ambiental

Podemos definir essa Ética Ambiental como a conduta, ou a própria conduta, comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global.

Com essa nova ética, diferente da ética tradicional, pautamos toda a sua vida e assim estaremos agindo sempre com um maior compromisso ético. Compromisso criado por nós; dentro de nós. Sem nenhuma lei que não seja a nossa consciência.

Esse compromisso ético é personalíssimo, de modo que não está adstrito a nenhum outro compromisso. É um compromisso de todos os conscientes. É um compromisso da sociedade consciente. É ético não legal. Não se trata de obrigação legal, mas moral e ética de cada um.

O compromisso ético reflete-se em ações éticas, isto é, em ações coerentes com os princípios éticos da pessoa, de modo que as ações impulsionadas por esta nova ética homem-natureza trarão resultados favoráveis à preservação ambiental e consequentemente a melhoria da qualidade de vida, ficando assim criada uma barreira ética protegendo a natureza como um todo.

A ética ambiental aqui exposta passa a ser o início de uma nova ordem mundial, é uma nova filosofia de vida do ser humano alicerçada em novos valores extra-sociais humanos. Sua base científica é o estudo da relação homem-natureza, englobando neste binômio todas as raças humanas e todos os seres existentes, abrangendo também os inanimados como o solo, o ar e a água. Tudo que existe tem sua importância e passa a fazer parte desta nova relação ética.

Esta nova ética ajudará a formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra e dará origem a uma nova postura, um novo comportamento calcado na preservação global da natureza, sendo uma nova esperança de vida.

A colocação em prática dessa nova forma de comportamento ético propiciará uma enorme satisfação subjetiva e íntima em cada indivíduo, e consequentemente da sociedade humana de estar contribuindo com responsabilidade para a preservação do maior bem que existe que é a Natureza como um todo, e isto nos dará a esperança de poderemos prolongar a existência de nossa espécie nesse planeta com condições mais dignas, permitindo que possamos usufruir juntamente com os demais seres plenamente deste bem que é a vida, só existente por comprovação científica na nave mãe-Terra.

A ética ambiental analisa nossos deveres morais diante dessas questões: quais os direitos e obrigações que temos quanto ao meio ambiente, e os temos por quê? Parece que temos obrigações de cuidado ambiental derivadas do respeito (i) aos que, como nós, vivem hoje, (ii) aos que viverão no futuro e (iii), também, a entidades do próprio ambiente.

Há filósofos e ambientalistas se dedicando a cada um desses compartimentos e há muito bom material produzido. Um fato importante é que os avanços do conhecimento científico a respeito do funcionamento de biomas e ecossistemas podem influenciar muito as posições, atitudes e estratégias da ética ambiental.

Às vezes, os especialistas falam em várias éticas ambientais, como ética antropocêntrica, ética animal, biocentrismo, ecocentrismo, ética profunda, ecofeminismo (como resposta tanto ao antropocentrismo como ao androcentrismo). Todas elas têm muitos pontos em comum assim como especificidades. Outros autores fazem distinção entre éticas (ambientais) conservacionistas, que ainda são mais utilitaristas, e éticas preservacionistas, que se ocupam dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com