TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética de Sócrates e Espinosa

Por:   •  2/6/2015  •  Dissertação  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 2

“A função de “estranhamento” é fundamental para o homem desencadear as forças criativas, e se manifesta de múltiplas formas: quando paramos para refletir na vida diária, quando o filósofo se admira com o que parece óbvio, quando o artista lança um olhar novo sobre a sensibilidade já embaçada pelo costume, quando o cientista descobre uma nova hipótese. O “sair de si” é remédio para o preconceito, o dogmatismo, as convicções inabaláveis e, portanto, paralisantes. É a condição para que, ao retornar de sua “viagem”, o homem se torne melhor”.

A partir do recorte posto, você deve desenvolver um escrito (em torno de 25 linhas) sobre os desafios da relação do indivíduo com a sua Cultura (enquanto membro de uma certa sociedade) e dos diferentes grupos com outras Culturas.

A partir do século XIII, alguns usaram a palavra cultura como sinônimo de civilização, como um processo progressivo de desenvolvimento humano. A cultura é um conjunto valores e padrões produzidos, transmitidos e recebidos por um povo.

Construímos o nosso “eu” a partir dessa cultura e somos formados pelos processos de aprendizagem e de socialização. O jeito como você fala, se expressa, como anda, reflete o contexto social e cultural em que vive ou que viveu. O ambiente varia de acordo com a cultura, porém existe a necessidade de se padronizar para ser aceito em uma sociedade ou a necessidade de se destacar como único em um grupo, o que pode trazer diferentes resultados.

Não podemos pensar que o homem é um ser isolado e sim um ser individualizado que ao mesmo tempo, quando em coletivo, pode ser influenciado partindo das relações culturais e sociais em que ele vive.

Os desafios aparecem ao momento em que os mais rígidos precisam reconhecer o fato de que as tradições e costumes recebidos de seus antepassados estão hoje sob influência da modernidade. E a modernidade por sua vez, recebe influência das outras culturas. Muitas vezes, as contradições das sociedades são associadas ao fato de terem adotado a ciência moderna como base de sua organização. Outro desafio é reconhecer culturas e costumes imigrantes, aonde elas transpõem sua geografia, o que traz no começo preconceitos a adaptação no novo meio.

Algo favorável é que estão surgindo dentro de cada cultura, mentalidades abertas, curiosas que se deparam com um novo horizonte a cada dia. Vivemos à uma época nova aonde tudo está ao nosso acesso, e se faz fundamental passar a compreender as bases de outras sociedades e seus valores para se entender que a cultura não é única, e sim que existe a forma singular de ver o mundo e aprender com aquilo que o constitui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com