TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral

Tese: Ética e Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

1) A partir da aula primeira presencial do professor e do manual de filosofia e ética do EAD, pode-se afirmar que tem, pelo menos, duas formas de pensar o significado de ética. Apresente os dois significados. Destaque qual o significado dado à ética pelo autor da apostila (Leia o texto complementar de Adolfo Sánches Vásques).

De acordo com Assmann (2009), a ética pode ser pensada de duas formas, a ética geral e a ética moral. A primeira diz respeito a ética válida para todos e que tem relação com a vida pública, a política ou mesmo a ética profissional, já a segunda está relacionada a ética enquanto a teoria da moral, como o estudo racional sobre a experiência moral dos seres humanos.

Adolfo Sánches Vásques apresenta a ética enquanto “teoria, investigação, explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerando porém na sua totalidade, diversidade e variedade”.

2) Qual a diferença entre ética e moral. “O homem está condenado à liberdade”, afirmou Sartre. Somente o homem é livre e, desse modo, cria normas e preceitos que permitem a sociabilidade, bem como escolhe e tem consciência da escolha e de suas consequências. As normas sociais, escritas ou não, são os modelos que guiam as ações humana. A consciência moral é determinante para a ação, pois o responsabiliza. Os animais não possuem liberdade, ao contrário, suas ações são determinadas pela necessidade instintiva ou da espécie, tampouco possuem consciência de suas ações. Desse modo, pode-se afirmar que ele age de maneira amoral. Faça um pequeno texto definindo o que é moral, imoral e amoral e aborde a questão de quem pode agir moralmente. O homem que não está de posse das suas faculdades mentais pode agir moralmente? A criança até os seus 7 anos pode ser responsabilizada pela sua ação ou ela age de forma amoral?

Ética e Moral não são palavras sinônimas, porém encontram uma na outra o sentido de ser.

Na Filosofia, a Ética pode ser entendida como a responsável pelo estudo da moral, isto é, aquela que busca refletir e analisar as experiências morais dos seres humanos, cabendo a ela inclusive, uma investigação sobre o que é bom e o que é mau.

Já a moral investiga a maneira como os seres humanos se comportam, agrupando as regras necessárias para que se possa viver em sociedade. Tais regras são constituídas e determinadas pelo próprio agrupamento social que por sua vez consolida o bem e o mal a partir das atitudes dos próprios seres humanos. Quem segue as regras impostas são consideradas pessoas morais, já quem as desobedecem passam a ser imorais.

Sartre quando afirma que “O homem está condenado à liberdade” se refere ao fato da necessidade de que para a sociabilidade acontecer, ele (o homem) precisa definir regras sociais oficiais ou não oficiais, implícitas ou explícitas, como forma de guiar suas ações e um convívio social pautado no respeito e na tomada de consciência do bem e do mal, portanto da moralidade.

No caso dos demais seres, podemos considera-los amorais, pois agem unicamente por instinto, não cabendo a eles a possibilidade de escolha. É portanto imoral, aquele que pode optar pela moralidade. Neste sentido, aquele que não está de pose das suas faculdades mentais encontra-se impossibilitados de agir moralmente.

Os seres humanos vão se constituindo enquanto seres morais na medida em que vão tomando consciência de sua humanidade.

Segundo estudos, as crianças em seus primeiros anos de vida vivem uma situação que pode ser denominada como pré-moral em que há a predominância da anomia que é mais precisamente a ausência das leis, lá nos 3 ou 4 anos de idade começam a perceber que alguém ou algo está a determinar as leis, o que podemos chamar de fase da heteronomia. Porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com