TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e moral

Seminário: Ética e moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

2. Ética e moral

Na linguagem comum, os conceitos de ética e de moral são usados como sinônimos. Não há problema em considerá-los de maneira equivalente, apesar de existir uma diferença entre eles.

A moral é o conjunto de regras de conduta assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.

A ética, ou filosofia" moral, é mais abstrata, constituindo a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral.

Por exemplo, são questões éticas indagar a respeito do que é o bem e do que é o mal, o que são valores, qual a natureza do dever, em que consiste a moral autônoma, qual a finalidade da ação moral, e assim por diante. As respostas a essas e outras indagações caracterizam as diversas concepções de vida moral elaboradas pelos filósofos no decorrer dos tempos, como veremos na segunda parte deste capítulo.

Observemos, porém, que, na definição de moral, ao usarmos a expressão "regras de conduta assumidas livre e conscientemente" damos destaque à diferença estabelecida no item anterior a respeito da heteronomia da moral infantil e da autonomia sempre desejada para se alcançar níveis superiores da formação ética. Nesse sentido, a moral é também o movimento que fazemos para aceitar criticamente as normas herdadas ou modificá-las de maneira autônoma. .

3. O sujeito moral

"O que são valores", discutimos se os valores seriam, além de relativos ao lugar e ao tempo, também subjetivos, isto é, dependentes das avaliações de cada indivíduo. Ora, se cada um pudesse fazer o que bem entendesse, não haveria moral propriamente dita. Na verdade, o sujeito moral intui os valores como fruto da intersubjetividade, ou seja, da relação com os outros. Não é o sujeito solitário que se torna moral, pois a vida moral se funda na solidariedade: é pelo reconhecimento do outro que cada ser humano se descobre a si mesmo. Intuir o valor é descobrir aquele que convém ao sujeito na medida em que pertence a um grupo.

À pergunta "como devo viver?", o sujeito moral dá uma resposta com pretensão de validade universal, porque não se trata do sujeito empírico, individual, egoísta, mas daquele capaz de reconhecer o outro como um outro-eu: o outro é tão importante quanto cada um de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com