TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1492 – A Conquista do Paraíso

Por:   •  2/9/2018  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 4

1492 – A Conquista do Paraíso

O filme trata-se do descobrimento da América por Cristóvão Colombo, inicia se antes do embarque de sua expedição, e por seguinte mostrando sua jornada e as consequências que ocasionaram.

Influenciado por geógrafos de sua época como, Paulo Toscanelli e Marinus de Tiro que acreditavam que navegando a oeste chegariam às índias, começa a procurar apoio financeiro com o objetivo de fazer uma expedição para atravessar o oceano chegar às índias e confirmar a teoria que a terra é redonda (“como uma laranja”). Naquela época a população espanhola sofria com a repressão da inquisição, e pensamentos e teorias como as de Colombo eram sujeitas a perseguição e a morte. Para conseguir patrocínio para sua expedição, Colombo teve uma reunião com o conselho da rainha Isabel que não o levou a sério e citaram Aristóteles, Erastóstenes e Ptolomeu como contra ponto a sua teoria que navegando para o oeste chegaria às índias.

O filme também mostra outros momentos históricos além da expedição de Colombo, como a queda de Granada (...).

A rainha Isabel fica sabendo de Colombo, e passa por cima de seu conselho e apoia-o. E em 03 de agosto de 1492, Colombo e sua expedição partem do porto de Palos, rumo a oeste. Em sua caravela mostra Colombo utilizando uma ferramenta de localização o quadrante (...).

Com seus recursos se esgotando e sem vestígios de terra a situação dentro das embarcações se complica e os tripulantes ficam abeira de se revoltar, mas tudo se resolve quando em 12 de outubro de 1492, encontram a ilha de Guanahani (hoje ilha de San Salvador), em um primeiro momento ficaram deslumbrados com a floresta até encontrarem os primeiros nativos, mas acabam se entendendo. (no filme esse primeiro contato é retratado de uma forma pacifica) (...).

Passaram por várias ilhas do mar do caribe, em 05 de dezembro desembarcaram no Haiti, procuravam ouro mais não encontraram em grandes quantidades. No começo os nativos tratavam os desbravadores como deuses, mas não durou muito, pois logo perceberam a cobiça dos espanhóis.

Voltaram para Espanha sem encontrarem o continente, mas mesmo assim Colombo voltou como um profeta, e isso acabou fazendo com que ganhasse inimigos na corte, com isso decide voltar para o novo mundo. Inicia uma nova expedição em 28 de novembro de 1493, e a colonização em si começa, construíram uma cidade, que Colombo dizia que ira ser uma “cidade ideal”, que não deu certo. Tratando todos como iguais, os nobres e alguns de seus homens se rebelaram contra sua governança, no final, foram presos e levados a Espanha para serem julgados.

Um missionário da Igreja católica insatisfeito com Colombo, volta à Espanha e diz à coroa que Colombo tinha enlouquecido, então decidem substitui-lo. Já de volta a Espanha fica preso um tempo, mas seus filhos conseguem sua liberdade, pede uma última viagem ao novo mundo para a rainha que lê concede com a condição de não chegar perto das colônias espanholas.

Colombo perde sua gloria de descobridor do novo mundo para Américo Vespúcio e é esquecido. Em 1502 faz sua última viagem ao novo mundo.

Paulo Toscanelli (1397-1482)

Matemático, astrônomo e geógrafo, com seus conhecimentos sobre Ptolomeu seus estudos e informações obtidas de marinheiros, se convenceu que se navegasse para o ocidente chegaria às índias.  Escreveu uma carta, acompanhada de um mapa para o rei D. Afonso V de Portugal, que não teve efeito, mas que eventualmente foi usada por Colombo.

Marinus de Tiro

Matemático, cartógrafo e geógrafo, considerado fundador da geografia matemática, mais conhecido com seus trabalhos com cartografia, dizem que era melhor cartógrafo que Ptolomeu só que menos conhecido. Infelizmente, por falta de fontes históricas, sabemos pouco sobre a vida.

     

Pierre d’Ailly (1350-1420)

Filosofo e teólogo, o cardeal francês defendia reformas na Igreja católica. Escritor do livro Imago Mundi que Cristóvão Colombo levou em sua espreitada para chegar às índias.

Martin Behaim (1459-1507)

Navegador, comerciante e cartógrafo, alemão e criador do primeiro globo terrestre, conhecido como Erdapfel, ou seja, maça do mundo em 1492. A conclusão de seu globo se deu messes antes de Cristóvão Colombo descobrir as américas.

Aristóteles (384-322 a.c)

Foi um dos maiores pensadores de todos os tempos. Seus escritos abordam praticamente todas as áreas do conhecimento da Grécia antiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (749.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com