TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2.1 Município De João Pessoa - PB

Trabalho Universitário: 2.1 Município De João Pessoa - PB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 4

2.1.1 História

Fundada em 1585 com o nome de "Nossa Senhora das Neves", desenvolveu-se lentamente e depois veio a radicar-se Duarte Gomes da Silveira, companheiro de Martim Leitão, numa de suas expedições. A fim de estimular o progresso da cidade, instituiu prêmios para recompensar os habitantes que levantassem casas de moradia tendo fundado (em 6 de dezembro de 1639) o Morgado Salvador do Mundo, como patrimônio da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba.

No dia 24 de dezembro de 1634, a cidade foi ocupada pelos holandeses depois de ataques aos fortins da barra, defendidos pelas tropas aquarteladas em Cabedelo. Contava Felipéia (nome designado à cidade no século XVII) 1.500 habitantes e em suas imediações funcionavam 18 engenhos de açúcar. Com a aproximação das forças batavas, o povo abandonou a cidade depois de incendiar os prédios mais importantes. Comandados pelo Coronel Segismund Von Schkoppe, 2.500 homens invadiram a cidade, que tomou o nome de Frederikstadt.

A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política. Sua morte foi uma das causas imediatas da Revolução de 3 de outubro daquele ano.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas", a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade.

João Pessoa está localizado na mesorregião da Mata Paraibana e na microrregião de João Pessoa. Suas coordenadas são: Latitude 7º09'28’’ (Sul) e longitude 34º47'30" (Oeste), com uma altitude média de 40 metros ao nível do mar.

2.1.2 População

De acordo com o censo do IBGE (2010), o município tem uma população de 723.514 habitantes, distribuídos em uma área de 210,551 km², com uma densidade demográfica de 3.655,19habitantes/km². Verificando o gráfico representado no Gráfico 1, observa-se a evolução do número total de habitantes no município entre os anos 2000 e 2010, um aumento de mais de 100.000 mil habitantes (IBGE).

No Gráfico 2, podemos verificar a distribuição da população de acordo com o sexo, tendo a população feminina em número superior à masculina, com uma pequena diferença entre elas.

Gráfico 2 - População de João Pessoa por sexo.

O município de João Pessoa apresenta cerca de 97% dos habitantes em áreas urbanas com uma pequena parcela (2.715 habitantes) em áreas rurais. O que nos mostra que o maior crescimento populacional foi nas áreas urbanas.

Gráfico 3 - População de João Pessoa por sexo.

Quanto à distribuição da população por faixa etária do município (Gráfico 4), entre os anos de 2000 e 2010, verificou-se que o formato da pirâmide teve alterações em sua base (principalmente), com mudança na parte central que corresponde aos habitantes entre 15 a 44 anos, nos revelando que a maior parte de sua população já se encontra em idade adulta com uma expectativa de vida que se encontra entre 70 e 75 anos.

2.1.3 Economia

João Pessoa é cidade com maior economia do Estado da Paraíba, representando 30,7% das riquezas produzidas na Paraíba e tendo um produto interno bruto duas vezes maior que Campina Grande, a 2ª cidade mais populosa do estado. Com dois distritos industriais em desenvolvimento, um na BR-101 e outro no bairro de Mangabeira (formado por diversos segmentos: alimentos, automobilístico (bugres), bebidas, bentonita, cimento, concreto, couro, metalúrgico, móveis, ótica, papel, pisos cerâmicos, química, têxtil, tecnologia da informática, dentre outros).

O turismo é um grande produtor de renda e gerador de empregos, além do comércio, que também possui grande participação econômica na cidade. Tudo isso demonstrado em números na Tabela 1. Ainda comparando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com