TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CONFORTO AMBIENTAL EM UMA HAMBURGUERIA EM JOÃO PESSOA - PB

Por:   •  27/8/2018  •  Seminário  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CONFORTO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

HUGO LIMA DE AZEVEDO

CARLOS ARTHUR MEDEIROS OLIVEIRA

GABRIEL HENRIQUE ALVES TAVARES MAGALHÃES

 

 

 

 

 

 

ANÁLISE DE CONFORTO AMBIENTAL EM UMA HAMBURGUERIA EM JOÃO PESSOA - PB

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PESSOA, JUNHO DE 2018

Introdução

        A disciplina de conforto ambiental estuda as relações do homem com o seu ambiente de trabalho levando como base os conceitos vistos em Ergonomia (Ciência que estuda as relações homem-máquina). Esse tipo de estudo possibilita a criação de ambientes de trabalho mais eficientes, tendo como consequência o aumento na produtividade, diminuição no consumo energético e a diminuição na incidência das enfermidades relacionadas ao posto de trabalho.

        O primeiro assunto abordado é o conforto térmico, onde o objetivo é manter os trabalhadores que operam no ambiente em situação de conforto térmico diante de todas as adversidades presentes no local. A ASHRAE (Associação Americana dos Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) define conforto térmico por um estado de espírito que reflete a satisfação com o ambiente térmico que envolve a pessoa. Se o balanço de todas as trocas de calor em que está submetido o corpo for nulo e a temperatura da pele e o suor estiverem dentro de certos limites, pode-se dizer que o homem sente conforto térmico.

        Seguindo temos o conforto luminoso que para ser atingido é necessário que o ambiente seja estudado a fim de proporcionar as taxas de luminância e de iluminância adequadas para a realização do trabalho sem que haja algum prejuízo para o operador. Para atingir esse objetivo pode ser feita uma adaptação do ambiente para proporcionar esse conforto com modificações nas posições e tipos de luminárias utilizadas, medidas de controle ou, em último caso, utilização de EPI’s.

        Por último temos a acústica, que é a ciência do som incluindo a sua produção, transmissão e efeitos. Para proporcionar conforto acústico deve-se estudar o ambiente bem como os ruídos gerados dentro dele, para que se possa entender o comportamento de suas ondas em relação às barreiras acústicas e definir bem como se dá a sua propagação no meio. Sabendo disso deve-se trabalhar na análise do volume dos ruídos a fim de submeter o trabalhador a uma quantidade aceitável de decibéis de acordo com o período em que ele vai estar exposto ao ambiente para evitar as várias doenças relacionadas ao excesso de ruídos e o desconforto no âmbito do trabalho.

Objetivos

Objetivo geral: analisar a condição de trabalho dos funcionários da hamburgueria em relação ao conforto térmico, luminoso e acústico durante seu expediente.


Metodologia

        Para a realização desta atividade acadêmica foram necessárias algumas visitas ao ambiente analisado com o intuito de realizar medições para a aquisição de dados. As primeiras medições diziam respeito à variável térmica do ambiente de trabalho, onde utilizamos o anemômetro para medir a temperatura ambiente, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar, além da utilização de um questionário respondido pelos funcionários do estabelecimento a respeito de conforto térmico. Repetimos o experimento três vezes por dia durante três dias a fim de identificar a variação dos dados coletados.

        Após coletar os dados relacionados ao quesito térmico do conforto ambiental, visitamos o ambiente por mais dois dias para realizar as medições de luminosidade e de volume de som. Para medir a luminosidade presente no ambiente utilizamos um luxímetro em diversos pontos do ambiente onde eram desenvolvidas atividades para garantir que nenhum posto operativo deixe de ser analisado. Para medir os níveis de ruído utilizamos um decibelímetro digital. Repetimos o experimento por dois dias também a fim de analisar a variação dos dados.

        Concluída a fase de coleta de dados, chegou a hora de analisa-los juntamente com os dados conseguidos pelo questionário sobre conforto térmico (que também possui outros dados interessantes às outras análises) e compará-los com os limites estabelecidos pelas normas regulamentadoras 15 e 17 e com os estabelecidos pela norma 10152 ABNT.

Conforto térmico

        Existem diversas definições diferentes para conforto térmico, porém todas estão ao redor de que o conforto térmico é uma condição psicológica caracterizada pela satisfação com o ambiente térmico que o circunda, onde com uma quantidade considerada normal de vestimentas o indivíduo não sente nem calor de mais nem frio de mais.

        Utilizando a definição acima como base para o nosso estudo, começamos a analisar o ambiente estudado realizando as medições de temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento. As medições ocorreram no Food Park localizado em um terreno em frente à praia (sem barreiras para o vento) no bairro do Cabo Branco em João Pessoa nos dias 13, 14 e 15/04/2018. Durante os três dias as medições foram realizadas três vezes a cada dia. A tabela 1 mostra os resultados das medições.

Dia

Sexta-Feira 13/04/2018

Sábado 14/04/2018

Domingo 15/04/2018

Hora

19h

20h20

21h50

19h15

20h45

22h

18h30

20h

22h09

Temperatura ambiente

30° C

30,2° C

30,5° C

30° C

30,3° C

30,1° C

29,5° C

29,9° C

29° C

Velocidade do vento

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

0,1 m/s

Umidade do ar

79,50%

80%

80,10%

79,80%

80,30%

80%

80,30%

80,20%

81%

Tabela 1 – Dados das medições com o Anemômetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (529 Kb)   docx (336.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com