TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NA ERA DA TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  4/4/2017  •  Artigo  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 10

ENSINO/APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NA ERA DA TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Priscila Silva Ribeiro

Professor-Tutor Externo Msc. Jean da Silva Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Geografia (GED 0114) – Estágio II

10/12/2014

RESUMO

A educação tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola atualizada dinâmica  voltada para a formação de cidadãos, importância ter profissionais preparados. O estágio supervisionado é um meio de juntarmos teorias e praticas, capacitando futuros profissionais.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem. Novas tecnologias. Atualização.

1 INTRODUÇÃO

Aprender e ensinar geografia em tempos atuais requer do profissional verdadeiro interesse e entusiasmo, pois a mesma e repleta de novas possibilidades e constituição de conhecimentos de naturezas diversas, ao tempo um grande desafio com ricas possibilidades de uma abordagem mais crítica de diversos temas, conteúdos e conceitos fundamentais para o entendimento dos fatos, fenômenos e suas características no âmbito desse mundo globalizado. Hoje a Geografia se propõe muito mais que somente descrever paisagens e passa por um processo de renovação.

A educação é um processo rico, constante e profundo de intercomunicação entre todos os participantes. Alunos, professores, gestores, famílias e os diversos entornos. O professor é um comunicador, curador de conteúdos, um mediador entre pessoas diferentes, que ajuda para que todos consigam desenvolver as competências e conhecimentos esperados, no ritmo e da forma mais adequada para cada um. A comunicação hoje é bidirecional e multidirecional: o professor fala com todos, todos falam com ele e cada aluno pode falar com o outro. É uma comunicação múltipla, diversificada, flexível, muito rica e cheia de surpresas, porque cada interação modifica a resposta seguinte, trazendo uma nova contribuição. A novidade da comunicação é que cada vez ele é mais misturada. As tecnologias facilitam a aprendizagem dos alunos, trocando informações, participando de atividades em conjunto, resolvendo desafios, realizando projetos, avaliando-se mutuamente.

Área de “Metodologias de ensino e aprendizagem de geografia”, sendo requisito da disciplina estágio III, tento como tema “Ensino/Aprendizagem da Geografia na Era da Tecnologia no Ensino Médio”. Este é um trabalho educacional voltado para a formação profissional enquanto professor de geografia. O estágio sucedeu no Colégio Adventista de Feira de Santana, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Através deste vivenciou o cotidiano escolar, compreendendo a conexão entre as teorias e práticas nesta etapa do projeto a regência tem a capacidade de unir as ações planejadas de acordo com a realidade vivenciada pelos alunos. Mediando a capacidade dos alunos de compreender o mundo e dar significado ao que se aprende na disciplina, aproximando o conhecimento escolar das próprias vidas, fazendo da geografia uma ciência apta a elaborar crítica pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.

Na atualidade é necessário que os profissionais de geografia tenham contentamento para que consiga conduzir as novas demandas e constituição do conhecimento de natureza diversa tal como uma evolução na abordagem diferenciada sobre diversos temas, conteúdos e conceitos fundamentais para o entendimento dos fatos, fenômenos e suas características no âmbito desse mundo globalizado as novas tecnologias auxiliam grandemente para alcance desses objetivos.

Este paper de estágio esta dividido em área de concentração e fundação teórica, em seguida vivencia do estágio logo após as considerações finais que são as impressões do estágio.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao mencionar novas tecnologias na sociedade humana no contexto do ensino da geografia, deve-se buscar equilíbrio adaptando-se a realidade de cada ambiente escola. O desenvolvimento das tecnologias em ritmo cada vez mais acelerado atinge o aluno muitas vezes mais rápido que o professor, uma vez que o conhecimento se encontra á disposição de todos. Cabe ao educador buscar se adequar ao que tiver de mais moderno ao seu alcance e disponibilizar, na medida do possível aos seus alunos.

As mudanças nesse início de século têm acontecido numa velocidade muito grande. Em face dessas transformações é preciso refletir sobre o ensino da Geografia o professor, nesse contexto, cria espaços para que os alunos compreendam e interpretem a realidade, através da leitura do espaço. Sua função é como intercessor, na produção do conhecimento novo, e o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento, capaz de desenvolver habilidades, criar, tomar decisões e se posicionar de forma critica, para vencer desafios.

Ainda bem que esse pensamento em relação às práticas pedagógicas no ensino da Geografia começou e mudar, e na atualidade apresenta uma perspectiva inovadora dos conteúdos, dentro de uma concepção de que a Geografia é uma ciência que trata não só do espaço físico como do social humano e político. Como tal, precisa ser estudada e compreendida como noção que se refere aos desenvolvimentos de competências. Callai argumenta sobre o ato de geografar.

Os principais motivos para se ensinar geografia está na compreensão do mundo para obter informações a seu respeito, conhecer o espaço produzido pelo homem e a sua relação com a  natureza, fornecer condições aos alunos para sua formação cidadã.(CALLAI,1999,p.100).

A aprendizagem escolar pode conduzir crianças, adolescentes e adultos a uma percepção/compreensão mais generalizante, proporcionando maior conscientização de seus processos mentais (Vygostsky,1989).  

Castrogiovanni (2010) aborda que a escola não se manifesta atraente frente ao mundo contemporâneo, pois não dá conta de explicar e textualizar as novas leituras da vida que é cheia de mistérios, emoções, desejos e fantasias. A escola parece ser homogênea, opaca sem brilho, neste momento entra o professor atualizado que utiliza meios novos e atraentes a fim de instigar seus alunos, no processo de ensino/aprendizagem, viver em busca de interesse entre seus alunos, direcionado os mesmos a serem cidadãos críticos conscientes e transformadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com