TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  9/2/2016  •  Artigo  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 14

AS CONTRIBUIÇÕES DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

José Mauro de Sousa1, Newton Figueiredo2, Ana Paula dos Santos Malheiros3

1 E. E. Profª. Maria Amália de Magalhães Turner, josemaurosousa@yahoo.com.br

2 Universidade Federal de Itajubá/Departamento de Física e Química, newton@unifei.edu.br

3 Universidade Estadual Paulista /Departamento de Educação, malheiros.anapaula@gmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa a respeito das contribuições de objetos de aprendizagem (OA) para o ensino de conceitos de Física na Educação Básica. Nele é feita a análise de uma sequência de atividades na qual se fez uso do OA “Movimento de cargas num campo magnético”, durante a abordagem dos conceitos relacionados à expressão da Força de Lorentz, no desenvolvimento do tema Eletromagnetismo em uma turma de Ensino Médio. Buscou-se, a partir da sequência desenvolvida, identificar as possíveis contribuições do OA para isso. Os resultados obtidos mostraram que o OA utilizado constitui um importante recurso para o ensino, ao possibilitar a visualização de um fenômeno físico que exige maior capacidade de abstração dos alunos. Além disso, também favoreceu a participação mais ativa dos alunos nas aulas e o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas à competência de investigação e compreensão dos fenômenos físicos, tais como a capacidade de organizar, sistematizar, testar, analisar e fazer hipóteses.

Palavras-chave: Ensino de Física, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino Médio.

Introdução

Os estudos a respeito do ensino e da aprendizagem em Ciências na Educação Básica têm revelado que a preocupação quanto às metodologias e às estratégias desenvolvidas em sala de aula ainda é uma constante em nosso país.  Dentro dessa perspectiva, um dos temas que vêm ganhando destaque quanto às possibilidades de utilização nas práticas desenvolvidas para o ensino de Física são as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente as tecnologias computacionais (ARAÚJO; VEIT, 2004).

Diante da diversidade de recursos proporcionados pelos computadores, recentemente, os denominados objetos de aprendizagem (OA) estão ganhando cada vez mais espaço devido às suas potencialidades para o ensino de Ciências, ainda que seu uso em sala de aula continue pouco frequente, sobretudo na Educação Básica, conforme destacam Miranda, Arantes e Studart (2011).

Segundo Wiley (2000), um objeto de aprendizagem trata-se de qualquer entidade que permita sua utilização, reutilização ou ainda que possa ser referenciada na aprendizagem apoiada por tecnologia. Conforme destaca o autor, um OA inclui desde recursos menores como imagens digitais ou fotos até páginas inteiras da web que apresentam textos, imagens e outras mídias.

No que diz respeito ao ensino de Física, as simulações computacionais de experimentos constituem um dos OA mais disseminados na área (MIRANDA; ARANTES; STUDART, 2011). Embora as simulações computacionais de experimentos de Física não devam substituir experimentos reais, como destacam os mesmos, dada as suas limitações e por se basear em um modelo que simplifica a realidade (MEDEIROS; MEDEIROS, 2002), as suas potencialidades para as aulas de Física no Ensino Médio não podem ser desprezadas.

Este trabalho apresenta parte do resultado de uma investigação a respeito das contribuições do uso de OA durante as aulas de Física sobre Eletromagnetismo em uma turma da terceira série do Ensino Médio. Nele é feita a análise de uma sequência de atividades realizadas a partir da utilização do OA Movimento de Cargas num Campo Magnético[1], disponível no portal Ciência à Mão, da Universidade de São Paulo.

Descrição do trabalho desenvolvido

Metodologia

A investigação foi realizada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A sequência de atividades desenvolvida para a exploração das potencialidades do OA utilizado permitiu o estudo dos conceitos físicos relacionados à expressão da Força de Lorentz (HALLIDAY; RESNICK; WALKER, 2009). Tal sequência de atividades foi aplicada em uma turma de 20 alunos da terceira série do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

As aulas aconteceram na sala de informática da escola, a qual possui cerca de 10 computadores funcionando para atender os objetivos do Programa Acessa Escola[2]. O número reduzido de alunos facilitou a formação das equipes e o trabalho na sala de informática, uma vez que, ainda que na maioria das aulas fosse comum mais de uma máquina apresentar algum problema de funcionamento, os grupos eram constituídos por, no máximo, três alunos.

As orientações sobre os procedimentos a serem executados durante a realização das atividades e os questionamentos feitos foram apresentados por meio de fichas, as quais também permitiram que os alunos fizessem o registro de suas observações de forma mais organizada. Além disso, cada grupo recebeu um caderno para registrar suas observações e fazer as anotações que considerassem pertinentes durante as aulas. Além deste material, a coleta de dados durante a pesquisa ocorreu a partir do registro no caderno de campo do professor-pesquisador e da utilização de uma filmadora e de um gravador de áudio. A análise e a interpretação dos dados coletados foram feitas pela triangulação das informações obtidas pelos instrumentos de coleta aqui descritos.

As atividades realizadas

O OA Movimento de Cargas num Campo Magnético consiste em uma simulação que permite o estudo do comportamento de uma partícula com carga elétrica em movimento numa região onde atua um campo magnético perpendicular à direção de sua velocidade. O OA em questão permite simular a situação em que um lançador dispara partículas carregadas para acertar um alvo, passando por uma região de campo magnético. O lançamento pode ser considerado como sendo realizado sobre uma mesa horizontal e a força resultante sobre a partícula lançada, ao passar pela região de campo magnético, é a força magnética. O resultado da atuação desta força sobre a partícula eletrizada é a trajetória circular observada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com