TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONQUISTA DO PARAÍSO

Por:   •  7/11/2017  •  Resenha  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  5.939 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

        Ao analisar o filme “1492: A conquista do Paraíso”, é capaz de se perceber como as teorias e estudos de cartografia foram grandes influenciadoras no momento de decidir sobre a viagem de Colombo. Onde após o acontecimento, algumas delas caem e outras se provam verdadeiras.

        No decorrer deste trabalho, explicarei alguns pontos que Colombo utiliza para convencer a nobreza sobre sua teoria, onde ele queria chegar as “Indias”, viajando para o Oeste, sabendo que ao Oeste do seu continente se encontravam a Índia.

        

1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO:

Em “1492: A Conquista do Paraíso”, podemos ver a visão do filho, sobre o Pai, Cristovão Colombo, seus desejos e sonhos de navegar além do já conhecido. Colombo precisa sair viajar para o Oeste de seu continente, que tem como principal objetivo a viagem, a descoberta de um caminho para o continente asiático.  

Com audiência marcada com a rainha, Colombo precisa firmar e justificar seus objetivos com argumentos e informações. Primeiro ele cita Marco Pólo que após chegar na China, espalha a notícia que o continente é muito rico, com inúmeros tesouros e ouro. E um caminho direito para lá facilitaria seu comercio com o continente. Além da possibilidade de levar a “palavra de Deus”, para converter e conseguir aumentar o número de fiéis. Depois sobre a parte comercial, onde conseguiria facilitar toda compra e venda de variados produtos, expandido seu mercado.

A viagem, até o continente da Ásia, era tida como impossível, já que ainda vigorava uma visão que o oceano poderia ser infinito.

Para o objetivo ser “atingível”, a terra teria que ser redonda, para isso Colombo utiliza grandes nomes da cartografia como de Aristóteles, Erastótenes e Ptolomeu. Que tem uma imagem e uma teoria bem respeita pela nobreza.

Porém de acordo com os cálculos desses homens, a viagem teria a distância aproximada de 22 mil léguas. Tornando-a novamente impossível. Mas Colombo comenta sobre os cálculos de De Tyr, Toscanelli e Pierre d’Aily  que concordam com os cálculos de De Tyr, estimulando que essa viagem duraria cerca de 7 semanas. Colombo sabe que esse prazo na verdade é mentira, que poderia ser até o dobro do tempo, mas para convencer ele mente para seus homens e a Rainha.

A última questão antes da votação foi que se Colombo seria o homem capaz de fazer isso, além de carregar o cristianismo para outras terras, ele então responde com: “Deus escolheu um jovem carpinteiro para levar sua palavra”, se referindo a Jesus e sua vida simples.

Em 1492 Colombo então parte com duas embarcações em direção ao Oeste, utilizando como guia a posição das estrelas. Sempre mantendo uma mesma direção.

Após uma longa viagem, com a tripulação exausta, com recursos escassos, ele avista terra, Colombo desembarcou em uma ilha a qual deu o nome de San Salvador, por esse motivo. Os europeus foram recebidos como deuses vindo do mar. Uma aproximação amistosa aconteceu.

A procura por outras terras continuou, a busca por objetos preciosos, mas nada em grande quantidade. O retorno para a Espanha ocorreu. De lá foi decidido que Colombo retornaria para as ilhas com mais homens para colonizar aquela área. Porém aos poucos os índios vão percebendo seu interesse maior em seus objetos do que em sua sociedade em si. Conflitos vão acontecendo, dificultando essa tarefa.

Após não obter sucesso nessa tarefa, ele retorna para a Espanha, recebe a notícia da descoberta do novo continente, feita por Américo, que confirmaria sua teoria de um continente ao Oeste. Colombo é preso por seu fracasso de tentar colonizar as ilhas. Solto depois pela nobreza, porém sem nenhum reconhecimento e ainda com todos seus bens retirados. Somente após a escrita da sua biografia feita por seu filho ficar famosa, é reconhecido como grande descobridor e se torna lembrado e famoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com