TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Por:   •  5/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)

 CENTRO DAS HUMANIDADES

DOMINGOS ----------------

RAMON -------------------------

ROSICLEIA GAVIÃO HERMES

Programa de gestão de resíduos sólidos na área de espaço de lazer da Prainha,

 Barreiras-Ba.

  • Apresentação:

O espaço recreativo da Prainha está sob a administração do município de Barreiras, mesmo sendo uma área de Preservação Permanente faz necessária a adequação para o uso sustentável do espaço. Pois, mesmo sobre o domínio do município de Barreiras não existe um tratamento adequado dos resíduos por parte da prefeitura e não há educação ambiental por parte de alguns frequentadores e visitantes, que fazem uso para o lazer no decorrer da semana. Até então os gestores públicos vem ignorando essa área de convívio social, se isentando das responsabilidades de gestão dos resíduos produzidos por esse espaço e os frequentadores amparam-se na falta de estrutura de descarte adequado dos resíduos para legitimar suas atitudes. Com base no DECRETO Nº 7.404, de 23 de dezembro de 2010 que Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, e institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos declara no capítulo I, das disposições gerais, parágrafo único.  A responsabilidade compartilhada será implementada de forma individualizada e encadeada. Desta forma, a responsabilidade passa a ser de todos, cabendo aos gestores públicos a implementação da estrutura e coleta que permitirá a execução da logística reversa e aos consumidores que terão que se responsabilizar pelo seu resíduo produzido.

  • Objetivo Geral:

         Promover atividades entregadas de gestão dos resíduos sólidos, junto a um programa de conscientização dos frequentadores de como descartar resíduos sólido produzidos no espaço recreativo da prainha, município de Barreiras-Ba.

  • Objetivos específicos:
  • Instalar contêineres seletivos pelo espaço da Prainha;
  • Estabelecer de dias e horários de coletas do material produzido entre usuários e comerciantes.
  • Criar de folders e cartilhas para divulgação educativas

  • Diagnósticos;

A Prainha que está localizada em Barreiras Bahia ao longo do processo de crescimento da cidade se tornou um dos principais pontos de lazer da população. Isso acabou provocando vários problemas ambientais um deles é o armazenamento inapropriado dos resíduos produzidos pelos frequentadores e comerciantes deixando o espaço completamente sujo. Esses resíduos acabam muitas vezes ficando armazenada próxima a margem do rio.

Dessa maneira os comerciantes na tentativa desesperada de promover o espaço limpo para os frequentadores acabam colocando fogo nesses resíduos aumentando ainda mais o impacto ambiental no local.  

(Continuar)

  • Metodologia

Devido o processo de conscientização dos frequentadores do espaço recreativo da Prainha esse projeto terá a metodologia dividido em etapas.

  • Primeira etapa: Escuta coletiva dos frequentadores, comerciantes e gestores públicos para definição dos dias e horários de coleta dos resíduos produzidos no espaço, estabelecendo entre eles a logística que será utilizada para a coleta, o transporte e o tratamento que será dado aos resíduos produzidos.  
  • Segunda etapa: Analisar quais os melhores pontos para serem instalados os coletores, verificando o potencial de impacto que o posicionamento destes coletores poderia gerar ao ambiente, caso instalado em locais inapropriados.
  • Terceira etapa: Consiste na distribuição de folders e cartilhas educativas para que tanto os frequentadores como os comerciantes façam o descarte direcionado aos recintos apropriados para cada tipo de resíduo, para que o mesmo não polua o meio ambiente quando os recintos não forem suficientes para acomodar os resíduos excedentes, principalmente em épocas em que a geração de resíduos forem superiores a capacidade de alocação e que não venham a colocar fogo quando ficarem excessos, pratica comum.

  • Cronograma:

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Escuta coletiva com os frequentadores e comerciante  

Campo para analisar os pontos para instalação dos coletores

Distribuição de folders e cartilhas educativa

Monitoramento da equipe no local  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com