TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento de Leitura: Ana Fani Carlos. A Cidade. Editora Contexto, 1992. p. 11 a 34.

Introdução:
"Que palavras as pessoas associam à palavra cidade? Ruas, prédios, carros, congestionamento, multidão, gente - em mais de 80% dos casos. A cidade aparece aos nossos olhos - no plano imediato, do diretamente perceptível, como concreto diretamente visível e percebido, formas, caos. A cidade que parece distante, aparece num emaranhado difícil de ser apreendido, quase impossível de ser capturado." (p. 11)
"A obra do homem parece se sobrepor ao próprio homem[...]As conquistas aparecem vinculadas aos reis, aos líderes, quem constrói, quem conquista, quem luta, quem destrói."(p.12)

História de Heróis
"Se pensarmos a discussão sobre a noção de cidade apoiada na sua aparência, esta tem como ponto de partida a construção de uma imagem que as pessoas fazem da cidade. A poesia concreta que surge da vida na grande cidade , enquanto forma de interiorização da vivência urbana, pode ser usada, claramente, como exemplo do reflexo do processo industrial no modo de vida urbano. A poesia concreta (...) traz uma contribuição importante para se pensar cidade. Enquanto forma e linguagem a poesia concreta é assimétrica e objetiva." (p. 13)
"As relações coisificadas ocorrem através da mediação do dinheiro. A cidade continua crescendo, atraindo pessoas, aspirando trabalho, separando o indivíduo, gerandoconflitos, criando preconceitos. O isolamento na grande metrópole é um dado indiscutível: o estar sozinho no meio da multidão." (p.14)

O Tempo e o Ritmo
"O semáforo é o símbolo da cidade hoje, do seu ritmofebricitante, dos signos que emitem ordem. (...) O tempo passa a medir a vida das pessoas, do seu relacionamento com o outro, uma relação coisificada, mediada pelo dinheiro e pela necessidade de ganha-lo" (p. 17 a 18)
"O centro da metrópole, o centro de negócios, produz diariamente um grande 'vai e vem' de pessoas apressadas. Multidão amorfa. O mundo urbano não é homogêneo; há uma multiplicidade de atos , modos de vida, de relações." (p.19)

O Mundo das Coisas
"Na sociedade atual o homem/operário é apenas expressão do tempo. (...) O homem passa a ser avaliado pela sua capacidade de 'ter coisas'." (p. 20)
"Assim, as relações entre as pessoas passam pelo dinheiro; o homem é entendido pelos aspectos exteriores e o que mede sua vida é o tempo de trabalho(...) e a quantidade percebida de dinheiro. O padrão arquitetônico da cidade também segrega, separa, expulsa." (p.21)

Heterogeinedade
" É evidente que os bairros se diferenciam tamvém pelo movimento de frequencia nas ruas. Nos chamados Bairros Nobres onde reside a população de alta renda, as ruas são vazias. Nos bairros populares - com população de baixo poder aquisitivo - a rua é quase uma extensão da casa." (p. 22 a 23)
"Assim,a paisagem urbana e a cidade nos abrem a perspectiva de entendermos o urbano, a sociedade e a dimensão social e histórica do espaço urbano" (p 23)

Uma Relação entre Forma-Essência
"Em síntese, pode-se afirmar que as coisas não se constituem sem que apareçam de certa forma e sejam capazes de serem apreendidas, analisadas, logo entendidas. É a partir daquilo que aparece aos olhos do pesquisador que as questões se colocam e o processo de conhecimento se desencadeia. A cidade tem outras dimensões de análise. No século passado, Balzac já atentava para algumas características fundamentais da cidade: a constituição incessante do novo." (p. 24)

A Dimensão do humano
"A cidade representa trabalho materializado, ao mesmo tempo que representa uma determinada forma do processo de produção de um sistema específico, portanto, a cidade é também uma forma de apropriação do espaço urbano produzido. Enquanto materialização do trabalho social, é instrumento de criação de mais-valia, é condição e meio para que se instituam relações sociais diversas. Nesta condição apresenta um modo determinado de apropriação que se expressa através do uso do solo. (...) Assim, a cidade aparece como um bem material, como uma mercadoria consumida de acordo com as leis de reprodução do capital. " (p. 27 a 28)

O espaço que cabe intuir
"(...) ao produzir sua existência os homens produzem não só sua história,conhecimento, processo de humanização mas também o espaço. (...) Um produto concreto , a cidade, o campo, o território- nessa perspectiva o espaço, enquanto dimensão real que cabe intuir - colocam-se como elementos visíveis(...)" (p. 28)
" Estas condições passam a ser produzidas pela sociedade em função de objetivos e necessidades imposto num dado momento histórico que se profuz no embate entre o que é bom para o capital e o que é bom para a sociedade." (p.29)
"Nesse processo, os indivíduos se identificam enquanto integrantes de classes e camadas sociais diferenciadas." (p. 30)

Especificidade Histórica
"Na medida em que o homem vai deixando de ser coletor (...) e dedicando-se ao cultivo de plantas e domesticação de animais (...) ele vai deixando de ser nômade. (...) ele muda as suas relações com o meio. (...) Ele passa a produzir um espaço e nesse relacionemento com ambos começam a se modificar. " (p. 30 a 31)
"O processo geográfico é, assim, um todo estruturado que se cria e desenvolve à medida que a sociedade , ela própria, desenvolve-se. Esses constantes criação e desenvolvimento, que ocorrem através do processo de produção, são mensurados pelo trabalho, o qual é condição inicial , sem a qual não se pode entender o espcaço." (p. 32)

Urbanização Dependente
"A necessidade de se pnsar o processo de produão do espaço numa perspectiva de mudança envolve a análise das desigualdades sociais quecolocam em xeque as formas de apropriação, expressas no parcelamento do solo urbano e , consequentemente, nas formas de uso. " (p. 33)
"Pensar numa cidade humana, num novo urbano significa a superação da atual ordem econômica, social, jurídica, política e ideológica, a partir da participação de toda a sociedade brasileira(...)" (p.33)

CONSIDERAÇÕES:
No texto apresentado a autora trata diversas problemáticas envolvendo o tema Cidade. Vemos no início uma necessidade da autora em explicar a multiplicidade de formas, generos, espaços criados em metrópoles e, para justificar-se, encontra em outras vertentes artísticas - como a música e a poesia- associações que a garantem uma bem-sucedida análise. Após este primeiro contato com o tema apresentado, a autora começa a aprofundar-se na discussão desta multiplicidade: como surgiu, como contribuimos para seu crescimento e como podemos minimizar os danos causados. Outro ponto nítido de enfoque é o valor do Capital em relação às construções de nossas cidades, como a escala humana é usada - a priori- para a labuta e como este impacto reflete em nossa sociedade. Aliás, ao decorrer de todo o texto, a autora traça um paralelo entre o valor da humanização contraposto ao do capital, os diferentes ritmos que cada uma dessas vertentes podem causar, e como contribuimos para alcançar este estágio de ritmo acelerado que encontramos nas metrópoles hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com