TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Climatologia

Por:   •  14/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

CLIMATOLOGIA

Analisar e interpretar os climogramas sugeridos, descrevendo as principais características climáticas, tipos climáticos dessas localidades e qual a massa de ar mais atuante no tipo climático.

VILA VELHA - ES

2017

[pic 1]

Ao analisar os climogramas apresentados pode se ver que:

Figura 1

Na figura 1 há uma distribuição pluviométrica bem homogênea, ou seja, tem um volume de chuvas constante no decorrer do ano inteiro, com uma variação de 130 a 150mm. Nota-se que as temperaturas nos primeiros meses do ano são elevadas, caindo nos meses de junho, julho e agosto, correspondendo ao período de inverno, e voltando a subir nos meses seguintes. Essas temperaturas variam entre 14ºC e 25ºC.

Apresenta chuvas regulares o ano todo, associado a temperaturas mais baixas no inverno, podendo concluir que se trata de um clima subtropical úmido.

Figura 2

Já no climograma da figura 2, nota-se uma distribuição de chuvas acentuada no início e no final do ano, com índices pluviométricos de até 270mm mensal nesse período, e nos meses do meio do ano esses índices caem para quase zero. As temperaturas são elevadas o ano todo, com uma pequena queda nos meses de junho, julho e agosto.

Observa-se, portanto, duas estações bem definidas neste clima, um verão quente e chuvoso e um inverno menos quente com baixa pluviosidade. Essas características identificam um clima tropical úmido-seco ou tropical do Brasil Central.

Massa de Ar

A massa de ar que mais atua nos meses de inverno no tipo climático I, é a massa polar continental.

Essa massa no inverno tem uma atuação intensa em grande parte do Brasil, principalmente nos estados do sul e Sudeste do país, levando frio e baixas temperaturas nestas regiões. Podendo também atingir o litoral nordestino, baixando as temperaturas e provocando chuvas. Consegue ainda influenciar até a região da Amazônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com