TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condição posmoderna HARVEY-David

Por:   •  12/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

Fichamento a condição pos-moderna:HARVEY-David

Aluno: Jonas Françoso Caputo – 161850071

Arquitetura - Geografia Urbana

29/11/2017

Pag. 117

No primeiro parágrafo o autor evidencia o tema que vai ser colocado em discussão, estabelecendo o dever da análise da política capitalista ate o fim do sec XX, o dever de observar e documentar esses fatos deve ser colocado pelo homem que ainda tem parte da memória do acontecimento pois assim o relato pode ser concreto e menos inadequando. Para garantir a perpetuação do texto e autor descrêve quais recursos linguísticos ele recorreu para ordenar os fatos de modo tal que possam ser coerentes com o fato analisado.

Pag. 118

 Descrevendo a estrutura do capital, ele se refere a dois pialares do sistema “fixação de preços” e “Controle sobre emprego”. A fixação dos preços permite a descentralização e assim o produtor pode atribuir o valor “devido” sob o produto, o autor fala sobre a “MÃO INVISÍVEL” que não consegue controlar o mercado de maneira regular portanto o estado exerce a estabilidade sob a anarquia econômica que o mercado sugere. O estado pode intervir de maneira direta como no “Salario mínimo” ou de maneira direta como o “controle da propaganda”. Em diante o autor parece exaltar o estado como sendo um instrumento totalmente benéfico (bonzinho) não concordo.

Pag. 119

Esse trecho evidencia a forma de produção o trabalho salariado e expõe os problemas que o mesmo apresenta que são o descontrole do trabalhador sob a técnica total, possibilitando ao “dono” a totalidade do conhecimento da produção, de maneira que a massa possa ser controlada. O descontrole passou a ocorre junto com o pós guerra (1945 á 1973), instaurando um período e insegurança e fluidez. O período é tão conturbado que o próprio autor não pode caracterizá-lo de maneira correta pois classificar como um período de transição pode ser incorreto no futuro.

Pag. 121 – Fordismo

1914 foi o ano que Henry Ford implantou o método da jornada diária de trabalho “bem remunerada” mas o ato significou muito mais do que isso já que foi responsável por instaurar toda uma forma ocidental de trabalho. A produção em massa que o fordismo implica não significa apenas a grande quantidade de produto mas também uma grande quantidade de consumidores. O autor relata uma analise interessante de um líder comunista na Itália Antônio Gramsci.” Maior esforço coletivo até para criar, com velocidade sem precedentes, e com uma consciência de propósito sem igual na historia, um novo tipo de trabalhador, um novo tipo de homem.

Pag. 122

O fordismo transformou a vida do ser humano possibilitando descanso, mas todo esse tempo e dinheiro para gastar implicaria em caos se usado de maneira errônea pelo trabalhador, por tanto Ford enviou “assistentes sociais” para relatar a nova forma de vida do humano. O autor começa a generalizar bastante nesse momento, embasando sua tese em tentativas de Ford para salvar a economia, e em medidas que o governo tomou para “salvar o capitalismo”. E atribui o sucesso do Fordismo na “suburbanização” e descentralização da população e da indústria.

Pag. 123

 O autor atribui confusão a Lenin quando se aliou ao Fordismo e ao Taylorismo, é simplesmente claro, o modo de produção fordista funciona tanto que ate os lideres da “esquerda” são obrigados a se submeter ao novo modo de produção (não que isso seja algo bom).

Pag. 124

 Um novo formato para o estado era necessário o capitalismo portanto usou a crise de 30 para compreender e chegar a um modelo novo de estado. Muitos estavam desiludidos com a crise da humanidade e passaram a acreditar em formas de governo autoritárias, seriam essas medidas formas de acomodar a estrutura capitalista

Pag. 125

 No ano de 1945 o fordismo alcançou plenitude como “regime de acumulação” os países que adotaram o capitalismo como medida estrutural obtiveram desenvolvimento econômico estável, a partir desse momento a lógica capitalista atraiu atenção global. A indústria armamentista que foi fundada durante a segunda guerra deu seus frutos nos tempos de paz devido ao seu poder de produção em larga escala, os grades centros mundiais passaram a comprar matéria prima e exportar tecnologia. O estado foi um grande aliado do capitalismo para garantir o sucesso uma vez que organizou os negócios controlando o capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com