TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia: Condição Pós-Moderna - David Harvey

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.519 Palavras (19 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

Alícia Diniz - 81522428

Larissa Monteiro - 81522429

Mayara Chibatt - 81523746

Nathália Chacon - 81523335

Raquel Muniz da Costa – 81523745

MONOGRAFIA

“Condição Pós-Moderna” David Harvey

Outubro/2017

São Paulo

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

Alícia Diniz - 81522428

Larissa Monteiro - 81522429

Mayara Chibatt - 81523746

Nathália Chacon - 81523335

Raquel Muniz da Costa – 81523745

MONOGRAFIA

“Condição Pós-Moderna” David Harvey

Trabalho apresentado a professora

Carolina Heldet da disciplina de

Teoria e História do Urbanismo II

do 5º semestre do Curso de

Arquitetura e Urbanismo.

Outubro/2017

São Paulo

INTRODUÇÃO

David Harvey é um geógrafo britânico, professor universitário, que foca em pesquisas relacionadas ao estudo das cidades. Análises sobre implicações econômicas, arquitetura das cidades e a relação entre espaço e tempo são discutidas em seu livro Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural.

Atualmente se tornou comum em nosso vocabulário a categoria pós-modernidade em que as pessoas atribuem vários sentidos. Harvey nos dá uma boa síntese das suas preocupações e objetivos da obra:

“Por meio do primeiro (materialismo histórico), podemos compreender a pós-modernidade como uma condição histórico-geográfica. Com essa base crítica, torna-se possível lançar um contra-ataque da narrativa contra a imagem, da ética contra a estética e de um projeto de Vir-a-Ser em vez de Ser, buscando a unidade no interior da diferença, embora um contexto em que o poder da imagem e da estética, os problemas da compreensão do tempo-espaço e a importância da geopolítica e da alteridade sejam claramente entendidos”. (Pg. 325).

Urgente se faz, dado arcabouço teórico explanado na obra, analisar tecnicamente uma obra arquitetônica para explorar o seu alcance. Assim, para este exercício analisamos o urbanismo e arquitetura do Hotel Unique, projetado pelo consagrado arquiteto Ruy Ohtake.

SUMÁRIO

Capitulo III................................................................................................pg. 05

Capitulo IV................................................................................................pg. 13

Análise......................................................................................................pg. 17

Conclusão.................................................................................................pg. 22

Bibliografia.................................................................................................pg. 23

CAPÍTULO III

No capitulo três do livro, Harvey discutirá minuciosamente o Pós-modernismo em diversos campos do conhecimento. Inicia com seu marco teórico numa obra arquitetônica, elucida sobre sua a adoção por um grupo de arquitetos e sua aplicação no planejamento urbanístico. Seu impacto na Literatura inovando com novas percepções nas personagens, na Filosofia ao analisar a relação de poder e mudança na estrutura do pensamento.

Delimita as diferenças esquemáticas entre o modernismo e pós-modernismo. Esclarece a principal característica do pós-modernismo: sua total aceitação do efêmero. Seu impacto na Linguagem. Aproximando da ideia de Desconstrucionismo e consequentemente num pouco esforço para sustentar a continuidade de valores e crenças, trazendo problemas para o julgamento estético e crítico. Também com a perca da temporalidade e busca do impacto instantâneo verifica-se a falta de profundidade planejada. Sugere-se para enfrentar esse problema, a busca pela bem-aventurança física e mental sublime.

Segundo Harvey, o “Pós-modernismo” tornou-se um conceito importante presente em vários debates de forças políticas conflitantes que não podem ser ignoradas. A estrutura do “a cultura da sociedade capitalista avançada passou por uma profunda mudança nos sentimentos”. (HARVEY, David, Condição pós-moderna)

Encontra-se na literatura especializada como final simbólico do modernismo e início do pós-moderno, a explosão planejada do projeto de habitação Pruitt-Igoe, de St. Louis (ocorrida às 15h32m de 15 de julho de 1972). O motivo, o local foi considerado pelas autoridades como um ambiente inabitável para as pessoas de baixa renda que lá moravam.

Importante frisar que as ideias do seleto grupo de arquitetos modernistas, denominado “alto modernismo” deram lugar às manifestações de diversas possibilidades propostas, por exemplo, na obra Learning from Las vegas , demostram ser apenas algumas das novas possibilidades surgindo para substituir este “alto modernismo”.

As torres de vidro, blocos de concreto e lajes de aço foram substituídos por blocos-torre ornamentados, praças medievais e vilas de pesca de imitação, projetadas para as necessidades dos habitantes, fábricas e armazéns renovados e paisagens reabilitadas. O próprio príncipe Charles participou com vigorosas denúncias sobre os erros do redesenvolvimento urbano de pós-guerra e da destruição promovida pelos desenvolvimentistas, que segundo ele, tinham feito mais para destruir Londres do que os ataques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com