TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

David Harvey Condição- Pós moderna

Por:   •  18/9/2018  •  Monografia  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O desenvolvimento desta monografia consiste numa leitura e debate da bibliografia de Harvey, Condição pós-moderna, tendo como analise os conceitos fundamentais dos aspectos modernos e pós-modernos, além de fundamentos culturais, políticos, sociais e econômicos.

Em síntese este trabalho de releitura, tem como principal objetivo debater sobre o modernismo e pós-modernismo estando estes conceitos inseridos nos dias atuais onde a sociedade passa por diferentes transformações.

Essa ruptura da ordem temporal de coisas também origina um peculiar tratamento do passado. Rejeitando a idéia de progresso, o pós-modernista abandona todo sentido de continuidade de memória histórica, enquanto desenvolve uma incrível capacidade de pilhar a história e absorver tudo o que nela classifica como aspecto do presente.

(HARVEY, 2001, p.58).

 Modernismo

O movimento moderno teve início no século XX e sua intenção era de quebrar tradições, explorar novas possibilidades e técnicas. Esses movimentos novos tinham como base as mudanças de comportamento social e também as maneiras de produzir arte em todas as áreas, "uma nova cultura". Passou-se a examinar cada aspecto da vida, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso”. O Cubismo foi o movimento mais influente do Modernismo com o princípio de romper com a perspectiva e importar-se com o todo. Na arquitetura, isso foi utilizado rompendo com a ornamentação e assim dar valor estético ao conjunto, ou seja, todas as fachadas são importantes.

Para HARVEY, no modernismo o espaço se sujeitava a propósitos humanos, ou seja, havia um controle racional do mesmo, que tinha como base a racionalidade, a técnica, e etc.

Walter Gropius e Henry Ford foram grandes precursores desse movimento com ideias de produção em massa, produtos mais acessíveis e consequentemente um grande mercado consumidor, nasce então a industrialização.

Na arquitetura como exemplos desse movimento podem ser citados Le Curbusier na França,Bauhaus na Alemanha, Frank Lloyd Wright nos Estados Unidos,entre outros.

pós-modernismo pode ser definido como as características de natureza sociocultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea, portanto se trata das mudanças ocorridas em todos os parâmetros da vida dos anos 50 até os dias atuais. Este movimento predomina mundialmente desde o fim do Modernismo. Ele é, sem dúvida, caracterizado pela grande quantidade

de inovações tecnológicas, dos meios de comunicação e da informática, com a crescente influência do universo virtual, e pelo imenso apelo consumista que seduz o homem pós-moderno.

Na condição pós-moderna de HARVEY, as duas últimas décadas marcam uma fase de intensa compressão do tempo-espaço, cujo impacto, desorientado , atinge as práticas político-econômicas, o equilíbrio do poder de classe e a vida social e cultural como um todo. Como espécie de marco do modelo de produção, o autor apresenta a transição do fordismo para a acumulação flexível através da implantação de outras formas de organização e de novas tecnologias de produção.

HARVEY ainda cita que nesse contexto está o caráter volátil e efêmero da moda, dos produtos, das técnicas de produção, dos processos de trabalhos e, inclusive, das ideias, das ideologias, dos valores e das práticas vigentes. As mercadorias encarnam o valor de instantaneidade suprimível, quer dizer, quanto mais descartável o produto melhor para o sistema. Trata-se do apogeu de uma sociedade de descarte, nos mais amplos âmbitos, já que nada é duradouro e permanente, mas, ao contrário, efêmero. Tendo esse contexto como base, não há para o autor a noção de planejamento em longo prazo. Mesmo o trabalhar necessita ser inconstante. Daí a busca crescente por planejamentos de curto prazo e de ganhos imediatos imperaram no sistema atual, demandando um controle do gosto e da opinião.

 Os processos de ruptura que antecedem à pós-modernidade para HARVEY são: substituição do modelo fordista pelo da acumulação flexível, o fim das formulações totalizadoras, o apogeu da sensibilidade e do desejo contraposto à objetividade, o reino do efêmero, do acidental e do volátil e, por fim, a compressão do tempo-espaço. É a aceleração do tempo e a fragmentação do espaço que levam tanto à substituição de um dado modelo quanto ao reinado do efêmero.HARVEY considera ser essa compressão responsável pelas mudanças que houve na passagem da Idade Média para a  Modernidade expressa no tempo e espaço infinitos, por um lado, e na representação do humano, por outro. Isto quer dizer que tanto a modernidade quanto a pós-modernidade é marcada pelos processos de compressão do tempo-espaço para o autor.

MODERNISMO X PÓS-MODERNISMO

[pic 1]

Fonte: https://ricardotrevisan.com/2016/05/07/o-que-e-arquitetura-pos-moderna/

Análise Casuística

Brasília

Para atender as necessidades de uma cidade moderna, Brasília foi projeta e construída a partir da utopia modernista europeia. Com a intenção de agregar e não segregar, a arquitetura livre de qualquer ostentação traz contrariedades aos paradigmas impostos pela hegemonia da época: os políticos e principalmente, o socialista e arquiteto, Oscar Niemeyer.

O problema começa ao longo do eixo monumental, onde estão localizadas as superquadras. Ora elas estão protegidas do tráfico de veículos, trazendo conforto e segurança para as famílias ali habitadas, ora apresentam a dificuldade de locomoção dos habitantes, pois estão setorizadas longe da área comercial da cidade. Além disso, os edifícios que construídos as pressas para os operários que trabalharam durante a construção da cidade, hoje servem para assentar famílias de baixo poder aquisitivo. Com a valorização das superquadras, a maior parte da população reside fora do limite urbano. As cidades Satélites seguem o esquema do que os modernistas diziam como “ultrapassado”, o oposto da capital.

A construção de Brasília ocorreu da necessidade de conquistar e desenvolver o interior do país. O plano dos arquitetos e políticos era ser uma cidade justa, sem discriminações sociais, porém a medida que o projeto se desenvolvia, os problemas cresciam. Aquilo que surgiu como cunho social, se transformou em um modismo, onde apenas quem tem condições possa desfrutar daquilo que estabeleceram como novo ou revolucionário.

A arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, desse ponto surge uma nova corrente arquitetônica, desta vez antagônica ao modernismo como um todo, o chamado “pós- modernismo”. A expressão pós-modernismo tentava identificar tudo o que vinha após o modernismo. No entanto, é difícil definir esse movimento, porque ele bebeu de todas as fontes arquitetônicas ocidentais, até mesmo do modernismo, apesar de renegá-lo em muitos aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (229.2 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com