TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM DAVID HARVEY-RESENHA

Por:   •  1/5/2016  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: ENTREVISTA COM DAVID HARVEY

        David Harvey é um geográfico britânico que resumo o capitalismo como um sistema para produzir mais dinheiro, sendo essa definição do capitalismo industrial que começa no século XIX, com o surgimento das indústrias e do trabalho assalariado.

        Sendo para o geógrafo um sistema que um dia vai acabar, pois está sempre em expansão e um dia não vai mais ter para onde crescer, e também pode encontrar um ‘bloqueio’ um dia, pois depende da mão-de-obra e de mineiros, por exemplo, e um dia esse mineiro pode acabar ou pode não encontrar mão-de-obra. E assim, havendo esse bloqueio haverá também uma crise para o capital, sendo este que os capitalistas sempre reinvestem por causa da competição que há entre eles. Porém Harvey acredita que um dia eles vão deixar de acumular dinheiro para ter uma vida decente.

        E sendo perguntado se agora as coisas não estão melhores que antigamente, pois antes as pessoas ganhavam dois dólares e agora estão ganhando três dólares, ele diz que na verdade isto é uma enganação, pois o que essas pessoas podem comprar com três dólares, porque o salário pode ate ter aumentando, mas os preços subiram também. E assim também a desigualdade social entre os podres e os ricos, que agora são muito ricos e ganham até 300 vezes mais que um trabalhador comum, sendo isso se dado, segundo o britânico, pela precarização do trabalho para aumentar o lucro dos capitalistas. Sendo assim o capitalismo cria a pobreza.

        E assim David Harvey termina a entrevista dizendo que o topo de 1% da população tem medo da outra grande maioria, pois com as manifestações que ocorreram acabaram mostrando o poder que essas grande parcela tem .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com