TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE ÉTNICA DA COLÔMBIA

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

                                   [pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO – DHE

                                        PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA 

                                  DIVERSIDADE ÉTNICA DA COLÔMBIA

Acadêmicas: Eduarda Severo, Emanuele Maycá Soares e Luciane de Oliveira Tolotti

                                                                              Ijuí, 12 de setembro de 2018.

                                   [pic 2]

CURSO DE PSICOLOGIA

DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO – DHE

PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA

                                Colômbia

Aspectos gerais

A Colômbia fica localizada no extremo norte da América do Sul, possui extensão territorial de 1.141.748 quilômetros quadrados, sendo o quarto maior país desse continente. É dividida em 6 regiões, sendo elas: Região Caribe, região Andina, região Orinoquia, região Amazônica, região Pacífica, região Insular. Por estar entre o Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, pertence a zona intertropical. O clima é tropical quente, porém, nas terras altas predomina o clima de montanha. Faz fronteira com o Brasil (a sudeste), Venezuela (a leste), Panamá (a oeste), Equador (a sudoeste), Peru (ao sul), além de ser banhado pelo Mar do Caribe (ao norte) e pelo Oceano Pacífico (a oeste).

Com população total de 49,3 milhões de habitantes, é considerado como o segundo país mais populoso da América do Sul. Bogotá, capital nacional, é a cidade colombiana que possui o maior contingente populacional: 6.260.862 habitantes. Outras cidades populosas são: Cali (2.077.386), Medellín (1.861.265), Barranquilla (1.223.260) e Cartagena (805.757).

De acordo com relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Colômbia possui alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,689, ocupando o 79° lugar no ranking mundial, composto por 169 países. Comparada a outros países da América do Sul, a economia nacional é a terceira maior, apresentando-se inferior somente a do Brasil e da Argentina. Seu Produto Interno Bruto (PIB) atingiu, em 2009, a marca de 242,2 bilhões de dólares. Sua composição é a seguinte: agricultura: 13,9%; indústria: 30,3%; serviços: 55,8%. Os principais produtos de exportação nacional são café e petróleo. A moeda nacional é o peso colombiano.

O narcotráfico é outra atividade marcante no país. Atualmente, a Colômbia é a maior produtora mundial de cocaína (estima-se que esse país seja responsável por 80% da produção mundial dessa droga).

A Colômbia também sofre há décadas com um conflito interno que envolve guerrilheiros de esquerda, representados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), grupos paramilitares de direita (Autodefesa Unidas da Colômbia) e as Forças Armadas. Calcula-se que aproximadamente 200 mil pessoas tenham morrido durante esses conflitos.

Diversidade étnica

A região que atualmente corresponde ao território colombiano era habitada por índios caraíbas, chibchas, muiscas e quimbayas. Porém, no final do século XV, os espanhóis ocuparam a área e, durante o século XVI, houve um grande fluxo de africanos para a realização de trabalhos escravos.

Na Colômbia existem ainda mais de 50 diferentes grupos indígenas. São mais de quatrocentos mil índios, segundo estimativas. Habitam diversas regiões do país, sendo as principais tribos:

  • Região do Amazonas: Yaguas, Ticuna e Witoto
  • Região do Caribe: Guajiros, Arahucos e Koguis
  • Litoral do Pacífico: Waunana e Emberá
  • Região Andina: Páez, Inga, Coreguaje e Guambianos
  • Região do Panamá: Chocó e Cuna

Com o passar dos anos, ocorreu a miscigenação entre esses povos de origens étnicas distintas. A atual composição da população da Colômbia é a seguinte:

  •  Eurameríndios (58%): ascendência indígena e europeia.
  • Europeus ibéricos (20%): ascendência europeia
  • Eurafricanos (14%): ascendência europeia e africana
  • Afro-americanos (4%): ascendência africana e americana
  • Ameríndios (1%): ascendência indígena americana
  • Outros (3%)

Aspectos culturais

Cultura

As manifestações culturais do povo Colombiano, normalmente alegres e coloridas, são visíveis em festivais, carnavais e nos que a música tem o papel principal. Também há espaço para os artesanatos e parques arqueológicos, assim como as pinturas e as esculturas de grandes artistas. Segundo o Ministério do turismo, o número de turistas que chegaram à Colômbia em 2017 foi de 6.535.182, o maior número registrado na história do país. A origem dos turistas que mais visitaram a Colômbia foram os Estados Unidos e o Brasil. Os principais eventos do país são:

              Feira de Cáli: A Feira de Cali, que é realizada todos os anos entre 25 e 30 de dezembro, é uma das mais importantes e tradicionais do país e do continente. Durante esses dias são realizadas corridas de touro e eventos como concursos de beleza, feiras gastronômicas, desfiles de moda e é claro, festivais de salsa. Nessas celebrações, estão presentes os artistas mais famosos de música tropical no mundo.

               Festival de Teatro Iberoamericano: O evento consolidou-se como o maior festival de teatro do mundo, com mais de 800 apresentações de 100 companhias internacionais e 170 empresas colombianas, reunindo as mais importantes companhias teatrais do mundo, dos cinco continentes.

                Carnaval de Barranquilla: Patrimônio imaterial da UNESCO, maior festa do país e segundo maior carnaval do mundo. Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.

                Festival da Flor: Todos os anos no começo do mês de agosto a cidade de Medellín se enche de cores para a Feira das Flores. Esta celebração foi criada em 1957 e conta com eventos como o Festival de Orquestras. O evento principal é o desfile de “silleteros”, no qual participam agricultores que produzem arranjos florais e os carregam em suas costas usando “silletas” (um suporte de madeira). Em cada uma delas, que podem pesar até 70 quilos, são utilizadas entre 25 e 70 variedades de flores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com