TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desertificação Urbana

Por:   •  24/6/2021  •  Dissertação  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

        Durante a Baixa Idade Média, com a ascensão de uma nova classe social, a burguesia, surgiram um novo tipo de organização humana, os burgos. Com o surgimento desse “esboço” do que hoje conhecemos como cidade diversas pessoas se mudaram a fim de encontrar um lugar onde teriam mais liberdade para praticar comércio. A partir desse ponto, todos os grandes movimentos migratórios se localizavam do campo para os centros urbanos, fato esse que, recentemente, começou a se inverter. Com intensos eventos migratórios das cidades para as regiões rurais, vários edifícios começaram a ficar desertos, preocupando a administração das mesmas e, por isso, é válido uma discussão sobre o assunto.

Primeiramente, vale ressaltar que, durante a década de 1970, em decorrência da mecanização do campo, houve grande mobilização das massas da região rural para a urbana a fim de encontrar novas oportunidades de emprego. Em decorrência desse fato, em adição a falta de preparo das cidades, houve um crescimento mal planejado da zona urbana, ocasionando surgimento de favelas e, ao mesmo tempo, de condomínios luxuosos. Essa disparidade de realidades, ainda por cima por serem tão próximas fisicamente, ocasionou um grande aumento de infrações, deixando a segurança dos cidadãos em risco.
        Em adição ao fato supracitado, por se tratar de um ambiente com muito movimento e extremamente estressante, mesmo com uma grande variedade de forma de lazer, viu-se a necessidade de entretenimento relaxante. Por conta do mal planejamento das áreas urbana, não era possível encontrar esse tipo de lazer, o que acabou acarretando em um novo movimento migratório, mas dessa vez da cidade para o campo. Isso acabou afetando os pequenos empreendedores que tiravam seu sustento de pequenos estabelecimentos familiares.

        Sendo assim, conclui-se que a grande quantidade de edifícios vazios são decorrência dos fatos citados anteriormente. Urge, portanto ao Estado, a partir do Ministério da Justiça e Segurança Pública combater o alto indicie de criminalidade nos centros urbanos. Ademais, cabe aos prefeitos providenciar lazer para as massas como parques e praças de esportes, afim de trazer melhor qualidade de vida aos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (21 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com