TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Por:   •  6/9/2017  •  Dissertação  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

UFRN

UNIVESIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS CERTAS

CURSO DE GEOGRAFIA

POLO DE ENSINO À DISTÂNCIA /CURRAIS NOVOS

ALUNO: ANTONIO BERNARDO DA SILVA JUNIOR

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

*RETROSPECTIVA HISTÓRICA:

       A educação à distância (EAD), também chamada de teleducação, em sua forma embrionária e empírica é conhecida desde o século XIX. Segundo lobo neto (1995), um primeiro marco na educação à distância foi o anúncio publicado na GAZETA DE BOSTON, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de TAQUIGRAFIA CAULEB PHILLIPS.

       O ensino à distância surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, tendo como Grécia e Roma, primeiros países a utilizarem uma rede de comunicação que permitia o desenvolvimento significativo da correspondência.

*A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO MUNDO:

        A seguir podemos destacar alguns países que implantaram cursos na modalidade EAD no mundo:

       - SUÉCIA, registrou sua primeira experiência em EAD no ano de 1833, com um curso de contabilidade.

       - INGLATERRA, iniciou em 1840, e, em 1843 foi criada a PHONOGRAFIL CORRESPONDINE SOCIETY.

       - ALEMANHA, em 1856 fundou o primeiro instituto de línguas por correspondência.

       - EUA, INICIALMENTE EM 1874, com a IILINOIS WEELEAN UNIVERSITY. E assim uma série de outros países, em diversos continentes, também se utilizam-se da EAD como cursos de modalidade à distância.

*A EAD NAS UNIVERSIDADES:

       Atualmente mais de 80 países, nos cincos continentes, adotam a educação à distância, em todos os níveis de ensino, em programas formais e não formais atendendo a milhões de estudantes e grandes centros como FRANÇA, ESPANHA e INGLATERRA vem usando a educação à distância para a formação e aperfeiçoamento de professores.

*A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E AS UNIVERSIDADES:

     A maior parte das instituições brasileiras mobilizou-se para a EAD com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação, somente na década de 1990. Em 1994, teve inicio a expansão da internet no ambiente universitário. Em 1996, surgiu a primeira legislação especifica para educação à distância no ensino superior.

      No Brasil, as pesquisas realizadas em diversas fontes mostram que pouco antes de 1990, já havia anúncios em jornais de circulação no Rio de Janeiro oferecendo profissionalização por correspondência.

       Os cursos oferecidos eram todos voltados para as pessoas que pretendiam estarem empregadas, especialmente no comercio e no setor de serviços. Como exemplo vamos ter em 1941 a primeira UNIVERSIDADE DO AR, que durou 2 anos e em 1961/65 movimento de educação de base (MED) – Igreja católica e governo federal utilizaram um sistema rádio educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com