TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Legislação Mineral

Por:   •  11/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: ECONOMIA E LEGISLAÇÃO MINERAL

13/JUNHO/2017

QUESTÕES

1. Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de

decisão. Depois, observe as reais situações de seu cotidiano e veja

se são aplicados a elas os quatro princípios.

  1. Pessoas fazem trocas: É importante saber o que é realmente importante para se fazer as escolhas corretas. Quando se vai ao mercado, temos de escolher o que é realmente vital, para que não extrapolemos o orçamento.

A primeira das lições acerca da tomada de decisões se resume no dito popular de que ´Nada é de graça`. Para obter alguma coisa de que desejamos, em geral temos de abrir mão de outra coisa da qual gostamos. Tomar decisões exige comparar um objetivo com outro (MANKIW, 1999).

  1.  O preço está relacionado com o que você deiste para conseguir aquilo: Para conseguir comprar uma casa, você deve ter em mente que durante um tempo, terá uma parcela para pagar e que o valor da parcela não estara disponivel durante um tempo. Neste caso, você estaria abrindo mão do dinheiro.

Como as pessoas enfrentam tradeoffs, a tomada de decisões exige a comparação dos custos e benefícios dos vários cursos de ação. Em muitos casos, contudo, o custo de alguma ação não é tão óbvio como poderia parecer à primeira vista” (MANKIW, 1999).

  1.  Pessoas pensam na margem: Ao adquirir algo, as pessoas sempre pensam na margem, medem os prós e contras para determinar qual marca, por exemplo, se deve comprar.

Muitas decisões na vida envolvem a efetivação de pequenos ajustes incrementais a um plano de ação existente. Os economistas os denominam alterações marginais. Em muitas situações, as pessoas tomarão decisões melhores se pensarem na margem” (MANKIW, 1999).

  1. Pessoas respondem a incentivos: As pessoas podem ser levadas a tomar algumas decisões quando recebem um incentivo. Por exemplo, quando sabemos que determinado lugar te dá descontos em uma compra futura.

Como as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, seu comportamento pode mudar quando os custos ou os benefícios se alteram. Isto é, as pessoas respondem a incentivos (MANKIW, 1999).

2. Propomos que você verifique como anda o comércio na sua região.

Há muitas especialidades? Como isso impacta, ou seja, como

isto reflete na economia, e no ritmo de desenvolvimento da sua cidade e região?

Foi-se a época onde algumas pessoas faziam muito, hoje as pessoas se especializam em um ramo, afim de terem melhor desempenho. Quando mais especialição, melhor desempenho e eficiência, assim, as coisas tendem a evoluir rapidamente

3. Após ter lido sobre produtividade, como você poderia explicar

por que o comércio entre países pode melhorar a vida das pessoas?

As trocas de recursos, conhecimentos, experiências e tecnologias fazem com que certas decifiências sejam suprimidas, assim o comércio evolui rapidamente.

 

4. Explique como você entende o ditado dos economistas que diz

que “não existe almoço grátis”.

Para se ter algo, temos de abrir mão de outra coisa. Na sociedade atual, tudo está relacionado a trocas. Se você pretende adquirir algo, tem que dar algo em troca, dinheiro, trabalho, etc.

5. Liste os bens e serviços livres e econômicos existentes no seu

município. O que você achou dessa lista?

Bens Livres: são os bens que cada um de nós pode utilizar sem ter de entregar moeda ou trabalho em troca. Estes bens existem na natureza numa quantidade superior à necessária para a satisfação de todas as carências dos indivíduos. São os rios, parques, o ar

Bens Económicos: são os bens que o Homem tem de despender um valor monetário ou trabalho para os utilizar. São bens escassos, em que existe um desajustamento entre a quantidade necessária e a quantidade existente desses bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (418.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com