TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Divisão do Territorial

Por:   •  2/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PALISTA “JÚLIO DE MESQUITA”

FACULDADE DE GEOGRAFIA DE OURINHOS

EVOLUÇÃO DO TERREITORIO BRASILEIRO

1872 - 2010

CAMPINAS

2020

A Evolução do território brasileiro é um estudo que busca informações fundamentais da geografia, contada através de mapas políticos desde 1872.  Essa evolução pode ser dividida em tópicos dentre eles a evolução da divisão territorial, evolução da população total, evolução da população urbana e rural.

Evolução da Divisão Territorial

A evolução da divisão territorial no Brasil é um estudo que disponibiliza mapas políticos que se iniciam no período de 1872, primeiro ano da pesquisa do censo que cobria todo o país, até os últimos dados coletados do censo que terminam em 2010. Essa divisão territorial implica em um processo histórico da divisão estadual e municipal, desde o Brasil colônia que sofreram suas alterações ao longo dos séculos XIX, XX, XXI, até os dias de hoje.

As alterações nas constituições das fronteiras entre estados e municípios são a prova das mudanças na definição de como o território foi sendo subdivido por conta das esferas político administrativas, que fizeram com que houvesse à reconfiguração do mapa político do país.

Em principio o Brasil colônia era tinha por sua divisão capitanias hereditárias, foi somente com a declaração da independência em 1822, que esse sistema fora a ser por divisão em províncias. Mesmo em 1872, diversos suas delimitações diferentes do que vemos hoje, como exemplos disso, o Acre ainda não pertencia ao Brasil, capital de Minas Geraes era Ouro Preto, João Pessoa se chamava Parahyba; E ainda também tinha sua configuração territorial muito maior que hoje. Municípios que passaram de 642 em 1872 para 5.565 em 2010.

Evolução da População Total

        A evolução da população é outra linha que acompanha a divisão territorial, em 1872 muitos estados possuíam mais escravos que pessoas livres, com um foco muito mais alto nas regiões de São Paulo, Minas Geraes e Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, após 13 de maio de 1888 com a abolição da escravatura, esse dado já não podia mais ser contado no censo.

        No Brasil o crescimento populacional vem aumentando com o passar dos anos, o fluxo migratório interno e o crescimento vegetativo vêm sendo fator muito importante para isso, eles estão relacionado com as taxas de natalidade e as de mortalidade, sendo que a taxa de natalidade cresce de forma muito maior do que a de mortalidade.

        Com intenso fluxo migratório interno, que ocorre de 1900 e 1950, a nossa população que totalizava 51.944.397 habitantes, hoje somam bem mais que 190.755.799, o ultimo censos de 2010 do IBGE, além desse fluxo migratório interno, com a melhoria nas condições de saneamento básicas ampliadas, a criação de vacinas e tratamento de doenças, possibilitaram esse “boom” de crescimento.

Evolução da População Urbana

        A população urbana representa hoje a vivencia de mais da maioria populacional do país, apesar do país ter sua origem ruralizada, e com vivencia urbano somente em regiões litorâneas e capitais, isso vem mudando com o tempo, temos em mente que sim, que regiões litorâneas são predominantemente urbanizadas, Municípios com as de São Paulo tem presença quase total de cidades urbanizadas, a maior parcela da população representa 84% de áreas urbanizadas, com foco na Região Sudeste, com 93% de pessoas vivendo em grandes centros urbanos.

        Nos anos de 70 e 80, por conta da vinda de indústrias para cidades urbanas, a grande demanda por manda de obra para trabalho era necessária, aumentando o fluxo de pessoas que circulavam nas cidades, as casas desses trabalhadores deveriam ficar perto das fabricas, pois o tempo de deslocamento do campo para a cidade era muito longo, fazendo com que houvesse o êxodo rural, ainda existe hoje esse deslocamento do campo para a cidade, porém em menor numero; A intensa migração para centro urbanos, vem se observando nas últimas décadas, como as cidades não se planejara para tal crescimento,  gerando grande aglomeração populacional, má planejamento ocupacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com