TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  8/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

NIVEL: GRADUAÇÃO

JUNIOR DA SILVA MOURA

BRINCANDO DE SER MAMÃE.

 A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

Projeto de pesquisa, utilizado como quesito parcial de avaliação da disciplina Metodologia de Pesquisa, ministrada pelo Professor Mestre. Rhafael Borges, do Curso de graduação em Geografia da UFMT.

Cuiabá-MT

2014

  1. Tema:

A gravidez na adolescência com faixa etária entre 12 a 15 anos na cidade de várzea grande.

  1. Problemática

Porque adolescentes engravidam? Quem são os reais culpados.

        

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Fazer uma analise do convívio geral das adolescentes e analisar qual o mundo social que estão envolvidas, e qual o impacto na vida da família e da própria adolescente quando gravida, e qual a responsabilidade e ações de prevenção do município.

  1. Objetivos Específicos

  • Conhecer e analisar programas sociais de controle da gravidez na adolescência.
  • Discutir qual a responsabilidade da família. E saber se a gravidez e desejada ou não pela família e pela adolescente.
  • Investigar qual a contribuição do ambiente escolar para a gravidez ou a prevenção da gravidez precoce.
  • Saber qual a perspectiva de cada futura mãe adolescente para o futuro dela e do filho.
  • Pesquisar na secretaria de assistência social e também nos órgão responsáveis pelos adolescentes, dados e informações sobre projetos sociais.
  • Saber qual a liberdade dada pelos pais e se gerou influencia para o resultado final.

.

  1. Justificativa

Segundo dados da UNICEF[1] 2011: em 2009, 2,8% das adolescentes entre 12 e 17 anos tinha pelo menos um ou mais filhos. A falta de acesso a uma educação de qualidade, a desestruturação familiar até mesmo a falta de uma infância ou a necessidade e o desejo de ter autoridade e uma a falta de orientação sexual e de acesso a programas sociais, que possam orientar não só os adolescentes mas as famílias, são fatores que influenciam no aumento da gravidez precoce. Assim como outras pesquisas já feitas buscamos através de pesquisa explanar os motivos e auxiliar na diminuição e talvez até extinção da gravidez precoce que atinge nossas crianças, para assim proporcionar uma infância verdadeira, uma adolescência de inovações, e uma juventude de aventuras. Quanto mais motivos forem encontrados e quanto mais estes motivos forem estudados mais rapidamente poderão ser evitados e mais adolescentes poderão ter uma transição saudável para vida adulta sem ter a necessidade de ser mãe sendo ainda criança. Assim como outras pesquisas já feitas sobre este tema deram a sua contribuiçãotambém queremos dar a nossas crianças a oportunidade de conviver em uma sociedade saudável e mostrar para a sociedade os caminhos que devem ser evitados para se alcançar uma alta qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes.

  1. Revisão Conceitual

5.1 falta de proteção

De acordo com a Dr. Katia Telles Nogueira[2] a família e a referencia principal para o adolescente e a base estrutural, sendo então de grande importância o apoio para o adolescente durante toda a sua fase de descobertas para poder estar sempre presente nos momentos em que precisar de apoio, orientação instrução.

Outro fato importante apontado pela Dr Katia seria a falta de experiência com os métodos contraceptivos, apesar de conhecer não sabe utilizar corretamente.

Uma alternativa seria o diálogo não só entre pais e filhos que deve ser aplicado sim, mas, deve-se haver um dialogo também com professores, especialistas da saúde, da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com