TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geomorfologia Latitudinal

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.847 Palavras (24 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

CARLOS ANTONIO DE OLIVEIRA

CLARA CRISTINA SARMENTO DIAS

DAVID GOMES DE OLIVEIRA

FRANCISCO OROMI REINALDO DE SOUZA

LORENZO ROCHA JORDANO DA SILVEIRA

STÉFANI REZENDE DOS SANTOS

WESILEY OLIVEIRA NASCIMENTO

GEOMORFOLOGIA: CAPITULO 4

JUIZ DE FORA

2019

SUMÁRIO

1 Introdução.....................................................................................................03

2 Fatores, processos e conceitos..................................................................03

3 Zonas.............................................................................................................04

3.1 Zonas glaciais.................................................................................04

3.2 Zonas árias e subáridas.................................................................06

3.3 Zona florestal de latitude média....................................................08

3.4 Zona florestal intertropical.............................................................10

4 Zonas morfoclimáticas brasileiras.............................................................12

4.1 Domínios das terras baixas florestadas da Amazônia................13

4.2 Domínios das Depressões Interplanálticas Semi- Áridas do Nordeste...........................................................................................................14

4.3 Domínios de ¨Mares de Morros¨ Florestados..............................14

4.4 Domínios dos Chapadões Recobertos por Cerrados e Penetrados por Floresta Galeria....................................................................15

4.5 Domínio dos Planaltos das Araucárias........................................15

4.6 Domínio das pradarias mistas do Rio Grande do Sul................16

5 Novos conceitos..........................................................................................16

6 Notícias..............................................................................................................

7 Referências.......................................................................................................

  1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as Zonas Morfoclimáticas que estão localizadas nos diferentes agrupamentos de faixas latitudinais (cada faixa é influenciada por um nível de temperatura específico), assim como os seus sistemas geomorfológicos resultantes. Para a construção desse projeto, fez-se principalmente, o uso das obras de autores fundamentais da matéria de Geomorfologia, como Antonio Christofoletti, Aziz Ab'Saber, Roberto M. Neto,W. Teixeira, etc.

Partindo inicialmente dos três tópicos fundamentais de formação do relevo, composto por materiais, formas e processos, somados às ações temporais, podemos encontrar a gênese de surgimento das formas geomorfológicas atuais. Essa pirâmide, quando relacionada às diferentes zonas morfoclimáticas, origina as classificações sistêmicas dos domínios geomorfológicos.

         O Relevo Terrestre é resultado da ação prolongada de forças transformadoras que atuam no material de origem e transmutam constantemente as formas geomorfológicas. O gradativo efeito de processos endógenos e exógenos em diferentes Zonas Morfoclimáticas acaba por construir e alterar os Sistemas Geomorfológicos atuais. De acordo com Penteado (1980), os fenômenos da superfície estão diretamente relacionados às ações da atmosfera, e tem-se os fatores climáticos como atuantes importantes para o surgimento desses fenômenos. Para Neto, et al. (2012), “as zonas climáticas, ainda que heterogêneas quando analisadas internamente e em detalhe, são caracterizadas por uma série de particularidades expressas pelos solos (zonais) predominantes, pela cobertura vegetal ou ainda pelas principais reações de intemperismo e pelos processos morfogenéticos predominantes e específicos, que modelam famílias de formas. As relações estreitas entre esses atributos naturais consubstanciam uma zona morfoclimática.”

  1. Fatores, processos e conceitos

De acordo com Neto, et al. (2012): “Todas as formas de relevo resultam do equilíbrio entre duas constantes: o ataque à rocha exercido pelos processos intempéricos e pelas reações químicas correlatas e a resistência da rocha a esse ataque”. Dessa forma, podemos dividir em duas partes, os fatores transformadores do relevo:

1) Fatores Estruturais: Está relacionado à composição dos materiais que sofrem as ações de agentes biológicos, físicos e químicos. A ação desses agentes atua de maneira diferenciada nos variados tipos de materiais do nosso relevo, resultando em formas diversificadas.

2) Fatores Climáticos: São divididos entre dois grupos

A) Ação Direta: Se dá pela ação direta dos atributos do clima como temperatura, umidade, vento e fatores pluviais sobre o relevo. A relação entre os fatores presentes em cada tipo de clima e a influência quantitativa destes, resulta em diferentes formas, mesmo dentro de um mesmo domínio geomorfológico. Ex: umidade e ressecamento, variações de temperatura e ação do gelo e degelo.

B) Ação Indireta: Se dá pela ação de atributos secundários e relativos ao próprio clima, como o solo e a vegetação. As variadas coberturas vegetais do globo estão associadas as influências de temperatura de cada zona climática.

  • Zonas polares - tundra;
  • Zonas temperadas - coníferas, florestas decíduas e mediterrânicas;
  • Zonas subtropicais - estepes/pradarias e desertos;
  • Zonas tropicais - savanas e cerrados;
  • Zona equatorial – florestas tropicais e equatoriais, perenifólias e úmidas

A formação do solo se dá de forma distinta a partir da influência do próprio clima, já que os processos intempéricos variam de acordo com cada zona.

Além disso temos os processos azonais, que ocorrem em qualquer faixa latitudinal do globo e estão sempre presentes. Ex: Ação das ondas do mar (quando não está congelada) e o vento.

Relação com os Seres Vivos: O grande fator que controla as diferentes distribuições sobre o globo terrestre, é o clima. As características específicas como cobertura vegetal, regime pluvial, agentes de intemperismo, tipos de solo etc, condicionam os seres vivos á escolherem zonas geomorfológicas distintas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (668.3 Kb)   docx (457.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com