TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Por:   •  18/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

   ESTÁGIO CURRICULAR SUP. EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

                                                   GEOGRAFIA - EAD

                                                     

                                                    19/08/2021

                                                         

                                             SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ___________________________________________________

2 – REFERÊNCIA TEÓRICA_________________________________

2.1 – A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

2.2 – O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA

3 – DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA__________________

3.1 – CARACTERISTICA DA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA AKAJUTIBIRÒ

3.2 – RELATOS DAS OBSERVAÇÕES DAS AULAS

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________________

5 -  REFERÊNCIAS __________________________________________________

                                                     

     

                                                               19/08/2021

Introdução

Este relato é fruto das experiências adquiridas no trabalho da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, realizado na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Akajutibiró, na cidade de Baia da Traição – PB.  O primeiro contato com o ambiente escolar, na medida em que estudante tem a oportunidade de conhecer e analisar a organização física, administrativa e pedagógica da escola e acompanhar a prática do ensino de Geografia no ensino médio. Por tanto, O Estágio Supervisionado é um componente curricular obrigatório para todos os alunos do Curso de Geografia, “A geografia, em seu processo de desenvolvimento histórico como área do conhecimento, veio consolidando teoricamente sua posição como uma ciência que busca conhecer e explicar as múltiplas interações entre a sociedade e a natureza. Isso quer dizer que possui um conjunto diverso de interfaces com outras áreas do conhecimento científico. Com isso, coloca-se a necessidade de buscar compreender essa realidade espacial, natural e social, não de uma forma fragmentada, sem vínculos, mas como uma totalidade dinâmica.”. Posteriormente, foi realizado um reconhecimento da estrutura física da escola presencialmente e em seguida, se conversou com funcionários técnicos administrativos, com a professora e alunos do ensino médio.  As atividades da disciplina no Estágio Curricular Supervisionado em Geografia Iniciaram-se em 19/08/2020. No contato com a diretoria, a recepção foi agradável, pois esta não se mostrou em nenhum momento contrária à realização do estágio. O diretor, José Ferreira Padilha Netto, gentilmente apresentou a professora (Maria de Fátima da conceição), na qual seria desenvolvido o trabalho. Ela também recebeu de modo satisfatório o estagiário. Sendo assim, a partir da experiência de observação e das aulas ministradas na disciplina de Geografia, relata o compartilhar, vivenciar as experiências adquiridas.

Palavras – chave: Estágio supervisionado, ensino de Geografia.

2 REFERÊNCIA TEÓRICA

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

O estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e base da educação Nacional (n 9394/96), tem a finalidade de adequar o profissional ás experiências do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Para Andrade (2005.p 2) o estágio é uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciado vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno. Nesse contexto Pimenta (1997) menciona que

O estágio supervisionado torna –se importante no processo de formação docente, pois proporciona aos futuros professores, em especial aos alunos da graduação do curso de geografia um contexto imediato com o ambiente que envolve o cotidiano de um educador. Foi a partir desta experiência que os alunos começaram a se percebem como futuros professores ou seja, pela primeira vez enfrentando o desafio de conviver, falar e ouvir com linguagens e saberes diferentes daqueles de seus campos específicos (p.40)

                                                                   

Nesse sentido a formação inicial e continuada do professor é um ponto extremante importante para o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. É obvio que com a presença dos profissionais mais qualificados e competente que irá sair ganhado é a própria sociedade em geral, possuindo cidadãos mais participativo e Críticos em questionas e mostrar soluções sobre os problemas que nos cerca.

Para isso os cursos de licenciaturas, precisam cada vez oferecer, além do conhecimento cientifico, atividade práticas, notado que, somente o conteúdo teórico da universidade em sim, não capacita o estagiário para realidade da sala de aula. Quando ao curso de graduação Callai (2003, p 38) diz que: deve permitir aos licenciados que exercitem uma prática de sala de aula que não seja a repetição de conteúdo, mas que seja uma linha metodológica que articule o ensino e a pesquisa. Porém FELDKERCHER (2009) relata

É preciso compreender ainda que a universidade ou professores orientadores de estágio tem uma tarefa muito mais complexa do que somente inserir os estagiários na escola: estamos falando de formação de professores e não de simples observadores, auleiros ou executores de tarefa. Nesse sentido, o estágio nos cursos de formação de professores deve contribuir para que o professor em formação compreenda a amplitude da docência. Continua construindo sua identidade profissional e desenvolva saberes necessários a prática pedagógica. (p.2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com