TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  3/5/2019  •  Artigo  •  4.806 Palavras (20 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

SILVA, Alessandro de Moraes[1]

SOBRENOME, Nome do orientador[2] 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo discutir possibilidades de como utilizar o lúdico como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia da educação básica, e como essa técnica metodológica pode gerar benefícios na construção do conhecimento. Os educadores utilizam como ferramenta metodológica as atividades lúdicas, tornando uma grande aliada no aprendizado dos alunos, pois, por meio desta técnica as crianças desenvolvem suas habilidades cognitivas e aprendem com mais facilidade, no ensino de Geografia o aluno consegue desenvolver noções de regras, espaço, lugar e tempo. A metodologia utilizada neste trabalho constitui-se de uma revisão bibliográfica realizada com consultas a livros, revistas e artigos científicos. Buscou-se estudar e compreender as principais dinâmicas e formas de aplicação dos estudos encontrados, de acordo com as atividades lúdicas utilizadas na escola. Percebe-se que as atividades lúdicas inseridas no ambiente escolar contribuem para que o aluno compreenda melhor o conteúdo ensinado, aprenda de forma mais divertida e torna a escola um ambiente mais agradável, atrativo e aconchegante. Pode-se considerar que sua inserção na esfera do ensino fundamental é um avanço para o ensino de Geografia, pois, com isso, os professores podem contar com um recurso didático eficaz, que os auxiliam na aplicação de conteúdo de forma mais estimulante para os alunos. Atividades lúdicas na educação contribuem para o aprendizado dos alunos, tornando-os capazes de produzir e entender conceitos para desenvolver seus próprios conhecimentos.

Palavras chave: Geografia. Atividades lúdicas. Aprendizado.

1 INTRODUÇÃO

        O ser humano nasceu para aprender, se adequar, apoderar-se dos meios de conhecimentos, independente da complexidade, é isso faz com que lhe assegure a sobrevivência e à sua integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo, colaborando um melhor desenvolvimento.

Em todos os estágios evolutivo da vida do ser humano, ele descobre, aprende coisas novas, por meio do contato com outros seres e pela capacidade de dominar sobre o meio em que vive.

É por meio das brincadeiras que as crianças satisfazem seus interesses e necessidades pessoais. A infância é a idade ideal para isso, pois todos os seus atos estão ligados à brincadeira, independente de cultura, raça, classe social ou credo, toda criança brinca.

        O lúdico é apresentado como uma das maneiras que mais dá resultados para envolver os alunos nas atividades, pois a brincadeira está profundamente relacionada à criança, pois é importante adquirir conhecimento com alegria. Enquanto as crianças se divertem, se conhecem, aprendem umas com as outras e descobrem um mundo de aprendizado.

        O referido artigo procura apresentar a importância do lúdico no ensino da Geografia como uma metodologia que possibilitar maior eficácia no processo ensino-aprendizagem, estimulando assim, o desenvolvimento da criança.

O levantamento bibliográfico foi realizado ao longo de todo o processo de pesquisa e as obras (livros, apostilas, artigos, etc.) foram levantadas através dos meios virtuais, utilizando-se sites de busca, além dos tradicionais. Esta análise bibliográfica tem como maior intenção, contribuir com os profissionais, principalmente da educação infantil, que preocupam-se constantemente em propiciar uma boa qualidade de ensino, considerando esta, a fase mais importante no desenvolvimento intelectual, físico e cognitivo do ser humano.

        O lúdico no ambiente escolar pode ser desenvolvido em todas as atividades, pois é uma maneira de aprender e ensinar que desperta prazer, dessa forma a aprendizagem se concretiza. No entanto, o verdadeiro sentido da aplicação das atividades lúdicas na educação só trará êxito se o educador estiver preparado para realizá-la e obter o conhecimento sobre os ensinamentos da mesma.

2 LÚDICO E SUA ORIGEM

Para melhor compreensão sobre a ludicidade e necessário partir do princípio, iniciar com a tentativa de entender o seu significado, para que se possa entender a sua manifestação na educação e na vida do ser humano, seja ele educador ou estudante.

A palavra ludicidade, embora bastante utilizada no contexto da educação, não existe no dicionário da língua portuguesa, nem tampouco em outras línguas, como inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano (HUIZINGA, 2008; LOPES, 2005). Ademais, é difícil encontrar outra palavra que inclua toda as ideias de significados atribuídos à ludicidade.

Com isso, como a palavra ludicidade não está presente em muitos idiomas, buscou-se em Brougère (2003) e Huizinga (2008) a discussão sobre os múltiplos significados da palavra “jogo”, associando-a ao conceito de ludicidade. Realizando também pesquisas e análises em função da origem semântica da ludicidade, que vem do latim “Ludus”, que significa jogo, exercício ou imitação.

De acordo com Costa (2005, citado por Rau 2011.p.30), “a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também à conduta daquele que joga que brinca e que se diverte”.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano, pois é uma ferramenta de desenvolvimento da linguagem e do imaginário.

Com base no exposto Negrine (1994, p.19), afirma que:

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade que contribui a energia necessária para progressão psíquica, moral intelectual e motriz da criança.

Entende-se ainda que “a própria ideia que se tem de jogo varia de acordo com autores e épocas, a maneira como é utilizado e as razões dessa utilização são igualmente diferentes” (BROUGÈRE, 2003, p. 9).

No latim tem-se a palavra ludus para cobrir toda a rede de significados do jogo. Como afirma Huizinga (2008, p. 41), “ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar”. Importante observar, que o seu significado ultrapassa as ações da criança, inserindo também as ações dos adultos e os efeitos resultantes dessas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com