TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

4        APÊNDICE        9

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui o objetivo de apresentar a produção textual interdisciplinar individual do 4º semestre do curso de Pedagogia que tem como temática ‘’A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL’’.  Ao decorrer do desenvolvimento será apresentada a importância da tecnologia na educação, em especificidade no ensino fundamental.

O objetivo central desse trabalho é mostrar como trazer a tecnologia atual para dentro de sala de aula, na atualidade se vivencia uma decorrente transformação tecnológica na sociedade, presenciando alterações constantes no processo de aprendizagem que já fazem parte da adequação da escola com a realidade em que está inserida. Aprende-se constantemente, todos os dias, em diversos aspectos da nossa vida. Amadurece conforme as necessidades que nos deparamos com as circunstâncias que envolvem nosso cotidiano. Foi assim, que em épocas passadas, durante o processo da evolução humana, se construiu novas aprendizagens que estiveram relacionadas com as causas e efeitos que envolviam acontecimentos diretamente ligados ao homem.

A única certeza é que o avanço da tecnologia facilita o dia a dia de quem a usa, trazendo soluções mais eficientes para boa parte do que fazemos, trazê-la para a Educação é trazer a atualidade para as aulas, tendo em mente que os alunos estão imersos a essa atualidade.

Se faz presente nesse trabalho um plano específico com uma aula com recursos tecnológicos.

Esse trabalho tem uma importância relevante para profissionais da área da educação, tendo em vista que está fundamentado em artigos e teorias baseadas na proposta exigida.

  1. DESENVOLVIMENTO

Faz-se necessário para iniciarmos esse trabalho que tem como temática ‘’A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL’’ entendermos como a tecnologia surgiu e o quanto avançou, o avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Falar de mudanças da última década é falar da Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, tomada pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas ensinadas a pensar. A tecnologia nos rodeia a longos anos, ela surgiu na pré-história, e foi crucial para conseguirmos sobreviver como espécie. Nós seres humanos somos bem frágeis se comparados a outros animais: nossa pele é fina, nossos músculos são pequenos, nossos ossos são frágeis e nossas unhas são minúsculas. A partir do momento que passamos a entender que a tecnologia pode ser usada a nosso favor temos então uma solução para diversos conflitos.

A tecnologia tem influenciado diretamente na sociedade, promovendo modificações e mudando a maneira de viver da sociedade, estando presente em tantos lugares não deixaria de marcar sua presença na escola, fazendo parte do cotidiano dos alunos e professores, podendo ser uma aliada no desenvolvimento das atividades.

Dessa forma as instituições de ensino precisam estar em constante processo de integração diante de tantas mudanças tecnológicas, É preciso estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Uma vez que, a própria Base Nacional Comum Curricular - BNCC, destaca na sua quinta competência geral que:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.  (BNCC, 2018)

Nesse sentido é necessário mudanças no pensar do educador para que suas práticas pedagógicas não sejam tão vagas, a tecnologia não pode ser usada para uso exclusivo do professor e nem o beneficiar apenas, a capacitação do professor é de extrema importância, para que as práticas tenham êxito é necessária uma preparação prévia para que o educador se sinta, de alguma forma, confortável e tenha segurança para aplicar, de maneira correta, a tecnologia em âmbito escolar. Com a tecnologia ao alcance do professor ele se torna um profissional mais autêntico, flexível e criativo.  Nesse sentido, os professores exercem o papel de mediadores ao orientá-los na escolha de informações e atividades de interesse, ou informações e atividades diretamente relacionadas ao currículo escolar, e como utilizá-las, de modo a não perder seu significado pedagógico. O uso da tecnologia não substitui os professores, mas "[...] fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não podem ser feitas de outra forma". (MERCADO, 2002, p.12) Moran (2013).

As tecnologias digitais geram maior interesse e capturam a atenção dos alunos, o uso de tecnologias digitais na educação facilita muito o engajamento do aluno na dinâmica da sala de aula. O cérebro humano é apaixonado por novidades. Por isso, é importante mudar os procedimentos de aprendizagem, fazer pequenas alterações nos locais e, principalmente, experimentar diferentes ferramentas e recursos técnicos. Ao buscar novas formas de ensinar e aprender, dá-se uma aura de novidade às rotinas de aprendizagem que a tornam mais divertida e prazerosa. Como resultado, a atenção e o interesse do aluno pelo assunto em questão aumentam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com