TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE USO DE MATERIAIS RECICLAVEIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  13/12/2016  •  Artigo  •  7.279 Palavras (30 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO

DAYSE GUANARA AZEVEDO SOUSA                                    CÓDIGO: 12DMIT138

MARIA LUZIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES                    CÓDIGO: 12DMIT105

CURSO: MATEMÁTICA                                PERÍODO: 6º

POLO: ITAPECURU-MIRIM                     ROTA: FOGO

PROF.: FERNANDO LIMA OLIVEIRA

PROPOSTA DE USO DE MATERIAIS RECICLAVEIS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

        

Itapecuru-Mirim

2016

INTRODUÇÃO

Concerne-se para a apresentação desse trabalho de educação matemática inovações com recursos dispensáveis pela sociedade, com a importância de sua reutilização para a construção de matérias como recursos no processo de aprendizagem e enfatizando a educação ambiental. Um dos grandes problemas atuais enfrentando pela sociedade e ambientalistas, está na grande produção e no descarte final do lixo doméstico e industrial.

Diante as situações do cotidiano e evidências, surge a necessidade do reaproveitamento, uma forma aplausível para incentivar os alunos do 6°ano da escola Integrada Mariana Luz, na conscientização de um mundo sustentável. O trabalho de reaproveitamento utilizando os materiais desperdiçados pela sociedade envolve números, formas geométricas e resoluções de problemas que repercutem em questões ao conteúdo de matemática e interdisciplinaridade.

Segundo dados estatísticos o Brasil produz cerca de 250 mil toneladas de lixo por dia, sendo que, apenas 2% desse lixo são reutilizados como reciclagem e compostagem (lixo orgânico transformado em adubo orgânico), o restante é transportado para lixões, aterros e outros fins. Em nossa cidade, por exemplo, não temos nenhum tipo de associação que trabalhe com esse reaproveitamento, apenas em são Luís (capital) que segundo informações fazem reciclagem de papelão.

Visto que a humanidade ao longo dos tempos cresceu de forma acelerada ocasionando varias consequências ao meio ambiente. Desta forma a metodologia aplicada reforça a importância do equilíbrio de sustentabilidade na sociedade, modificar as atitudes e comportamento perante o meio ambiente e o ensino de matemática. E sabemos que através da escola podemos amenizar a ignorância do indivíduo através dos recursos descartáveis, ou seja, trabalhando na sua reutilização como ferramenta de aprendizagem.

Outra problemática apresentada ao acumulo está no descarte inapropriado dos resíduos domésticos, ou seja, não há separação quanto aos recicláveis, não recicláveis e orgânicos e em alguns casos quando há essa divisão nas residências, os metais, plásticos, vidros e papéis, dos quais os alguns não podem ser recicláveis acabam sedo misturados, no mesmo veículo, aos recicláveis pela empresa responsável pela coleta da prefeitura. Outrora, o desconhecimento por parte da população esta associado à falta de conscientização quanto ao destino final, por julgarem que a responsabilidade se acarreta para os órgãos públicos.

No entanto, sabe-se que grandes partes dos resíduos poderiam ser reutilizadas para fins educacionais e com a atual dificuldade de aprendizagem de matemática por parte dos alunos, tornou-se viável a interdisciplinaridade da matemática como base nesse projeto, trabalhando as dificuldades através da reciclagem como metodologia de ensino.

Usar os recicláveis como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática, associando-a com a situação vivenciada, além da sua utilização para estimular a criatividade do alunado, bem com atrair a atenção para a problemática do acumulo de resíduos. Portanto, a matemática será o método da criação do lúdico e do aprendizado de forma contextualizada.

Neste aspecto, apresentar metodologias de ensino atrativas da matemática, contextualizando-a com as dificuldades diárias do ensino-aprendizagem e relacionando ao meio ambiente, através da prática em sala de aula é o enfoque da presente proposta, construindo assim um alicerce da realidade ambiental apresentada ao ato de ensinar de forma assistemática.

Nesse contexto, nada mais importante que salientar o tema exposto com jogos confeccionados de materiais recicláveis. Os alunos do 6°ano já com certa concepção auxiliando-os a interagir e perceber no cotidiano e dentro da sala de aula o prazer ao conhecimento matemático com essas inovações fantásticas.

Com este pressuposto, evidencia-se a aplicação do significado de reciclagem para entendimento do conteúdo exposto; a importância do ensino de matemática no cotidiano escolar e social como base no equilíbrio da natureza e conhecimento matemático; expõem-se também as perspectivas de aprendizagem com matérias recicláveis no resultado de operações básicas, o uso de jogos como soroban.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Ensinar a matemática com métodos diferenciados usando a reciclagem como ferramenta principal

Objetivo Específico:

•        Desenvolver a criatividade através da criação de objetos relacionados à matemática;

•        Ensinar matemática através da reciclagem;

•        Possibilitar a realização de uma aula dinâmica, usando metodologias que desenvolvam a criatividade, conscientização e raciocínio dos alunos;

•        Fazer a interdisciplinaridade da matemática;

•        Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem aprender a matemática de maneira não habitual.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A matemática com suas tendências e concepções sobre os processos de ensino e a aprendizagem devem contribuir para as práticas realizadas em sala de aula. Para isso, os professores devem ter garantidos espaço e tempo para estudos sistemáticos e reflexões sobre a prática à luz das teorias. Assim, favorecerá o surgimento de novas possibilidades didáticas para significar a atividade matemática e levar o aluno à compreensão dos conceitos matemáticos ensinados na escola. Neste aspecto, Lima (2001), as aplicações do conhecimento matemático incluem a resolução de problemas, essa arte intrigante que, por meio de desafios, desenvolve a criatividade, nutre a autoestima, estimula a imaginação e recompensa o esforço de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.5 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com