TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

PLANO DE AULA.................................................................................................6

CONCLUSÃO......................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente está passando por uma mudança tecnológica resultante sociedade, testemunhando as constantes mudanças no processo de aprendizagem, faz parte da adequação da escola e da realidade que ela insere. Estamos constantemente aprendendo sobre diferentes aspectos da vida todos os dias. Maduro conforme exigido pela situação que enfrentamos nossa vida diária. Portanto, em tempos passados, no processo de evolução seres humanos, estabelecido com A causalidade de eventos diretamente relacionados aos seres humanos.

Isso leva a novas inserções no mercado e na sociedade atual. Essas novas tecnologias absorvem todas as condições das novas tecnologias Insira nesse momento. Em todos esses cenários modernos e pós-modernos, a educação com todas essas mudanças. inserir seus clientes em todos O processo de mudança da sociedade. Deixe a educação passar ao longo dos séculos foram sendo transformados e adaptados a todos os processos pensativo e operacional. E, ao inserir novas tecnologias em sala de aula, este trabalho Recomenda-se introduzir algumas ferramentas digitais para facilitar Contribuir para enriquecer a metodologia em sala de aula. Energize a tecnologia usada pelo professor para que Propostas de aula mais ricas, dinâmicas, envolventes e produtivas, possibilitando Os alunos podem alavancar seus conhecimentos técnicos em seus estudos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS E DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A SALA DE AULA

A importância da tecnologia no ambiente escolar e na vida social, Amplia as possibilidades de construção e aquisição de conhecimento, pois A informação pode acontecer em qualquer tempo e espaço. As crianças nascidas neste século têm uma chance mais fácil e favorável de lidar com recursos técnicos com habilidades impressionantes, mas em quantidade recursos, habilidades, instalações, geralmente questões simples do dia a dia. Percebi que eles eram tecnicamente ágeis, mas a maioria não conseguia se conectar emocionalmente, socialmente com pais, amigos, família em ambientes não virtuais. Através do uso de computadores, os professores explorarão vários meios tecnológicos de aprendizagem e facilitar o processo de desenvolvimento Habilidades tecnologias digitais que permitem adquirir e ampliar o conhecimento, Criar um ambiente intelectuais dos alunos dentro e fora da sala de aula.

Compreende-se que os espaços escolares vêm sofrendo modificações sem precedentes com o advento das tecnologias, trazendo uma necessidade de modernização das aulas dos professores para acompanhar a cultura digital, que é uma realidade em nossa sociedade. Com isso, não cabe mais, nos dias atuais, modelos de aulas obsoletos, que não façam uma ponte com as ferramentas tecnológicas tão presentes em nosso cotidiano. Além disso, consideramos ainda que a familiaridade com o uso de programas de computador e com a navegação na web são fundamentais para o exercício da cidadania; portanto, devem ser estimuladas pelos professores aos seus alunos. Partindo desse pressuposto, destacamos que, em 2020, a escola que continuar educando sem se basear em métodos pedagógicos que dialoguem com as tecnologias é considera uma escola pedagogicamente atrasada no tempo. Nesse sentido, consideramos fundamental que as escolas abram espaço para o uso das tecnologias e os professores apropriem-se delas de forma segura e as utilizem como importantes ferramentas didáticas para a transmissão do conhecimento. Baseado nisso é que podemos falar da importância da inclusão digital no Brasil, assim como da importância da escola ser um espaço potencializador dessa inclusão, possibilitando aos alunos um uso consciente e saudável das tecnologias digitais, estimulando o aprendizado por meio dela e, desse modo, levando os alunos a tomarem consciência das infinitas possibilidades de acesso ao conhecimento que eles podem desenvolver.

PLANO DE AULA

Plano de Aula

Identificação

Turma

1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Duração

2 HORAS

Tema da aula

Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos

Componente Curricular

   LINGUA PORTUGUESA

Práticas de Linguagem

  Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos

Objetos de conhecimento

Estimular nas crianças o prazer da leitura em diferentes gêneros textuais, especificamente as tiras e gibis. Conhecer o gênero gibi e apropriar os conceitos e as características desse tipo de texto. Incentivar e orientar as crianças a explorarem a tecnologia digital a favor da leitura adequada e própria para a sua faixa etária.

Habilidades

distribuir a historinha para cada aluno. Fazer leitura silenciosa e logo em seguida, algumas crianças lerão em voz alta. Para registrar no caderno: Que título daremos para a história? Quais tipos de balões utilizados? Existem outros tipos? Podemos ler a história em quadrinhos em qualquer ordem? Tem sequência? Que diálogos, expressões ou palavras poderíamos usar nos balões no último quadro?

Metodologia

Apresentar uma imagem de um dos quadrinhos do Gibi que será estudado em aula. A professora, oralmente, indaga: Conhecem o personagem? Nome? O que estão fazendo? Observar as carinhas... Que sentimentos ou emoções podemos ver? ...

Recursos

Páginas referenciais na web utilizadas para a aula: www.monica.com.br/comics/tabloide/tab010.htm www.monica.com.br/comics/fwelcome.htm www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm Paint do Windows. E sites dos emails usados pelos alunos e professora.

Avaliação

Participação efetiva em aula, interesse demonstrado pelas atividades e autonomia. Processo contínuo e diário, estímulo a novas experiências valorizando os conhecimentos prévios e o ritmo de cada um.)

Referências

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/a-importancia-das-tecnologias-digitais-na-educacao-e-seus-desafios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com