TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NOS GRANDES IMPÉRIOS

Por:   •  1/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 2

A INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NOS GRANDES IMPÉRIOS

Ao observarmos o espaço geográfico mundial, atualmente, percebemos que ele está praticamente integrado, seja pela produção, pelas relações comerciais, pelos meios de comunicação ou de transporte. Mas nem sempre isso foi a realidade.

A integração do espaço geográfico mundial teve inicio a partir da segunda metade do século XV, período das Grandes Navegações, liderada pelas potências europeias. Até então, a maioria dos lugares se desenvolvia de forma independente e, muitas vezes de forma isolada. Quando havia uma inter-relação, era espacialmente restrita e temporária, como foi o caso, na zona mediterrânea, da difusão do Império Romano (entre os séculos II a.C. e II d.C.) e da expansão árabe (nos séculos VII e VIII).

O mapa a seguir evidencia o processo de expansão territorial dos domínios árabes. Percebe-se que que esteve restrito às áreas circunvizinhas ao centro de expansão, situado em Meca. Isso ocorreu, entre outros fatores, em virtude dos limites do conhecimento tecnológico que esses povos possuíam.

No mapa a seguir, também pode se verificar como se deu a expansão do Império Inca na América do Sul, entre os séculos XV e XVI, que teve como centro a cidade de Cuzco, no atual Peru.

No século XIII, o mercador veneziano Marco Polo foi pioneiro no estabelecimento de relações comerciais entre a Europa e a Ásia, relatando suas viagens em O livro das maravilhas: a descrição do mundo, obra cujas informações foram em parte incorporadas em mapas importantes dos séculos seguintes, além de servir de apoio a navegadores como Cristóvão Colombo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com