TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação e projeto - postagem 1

Por:   •  18/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

        

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

 RELATO DE OBSERVAÇÃO

Aluno(s):

                     Cicero Sergio David         RA - 1703875

         Arnobio Ferreira Silva Neto       RA- 1729371

POLO

Interlagos

 2017

RELATO DE OBSERVAÇÃO

1.OBJETIVO

A partir de um ponto de partida escolhido pelo grupo e com a utilização da observação, identificar , relacionar e relatar as características de ambientes escolares e não escolares observados a os arredores do ponto escolhido.

2. Ponto de partida

Residência de um dos componentes do grupo. Rua João de Araujo, nº 330, Vila dos Andradas , Cidade de São Paulo -CEP 04469-000.

3. Ambientes escolares observados

a. Centro de Educação Infantil (CEI) Anjo Pequenino , localizado à rua Domingos Borges, nº35 , Jardim Itapura , Cidade de São Paulo – CEP 04469-123.

Creche e ensino infantil de período integral particular, conveniada a Prefeitura de São Paulo, administrada pela ONG Movimento Paulista e atende de forma gratuita, crianças de 2 a 6 anos de idade moradores da região. As crianças são inscritas na secretaria da creche e entram em uma fila de espera , aguardado a abertura de vagas para serem chamadas.

Creche bastante concorrida na região, visto que é bem dirigida, instalações simples mas bem cuidadas . Oferece as crianças 3 refeições diárias , área para uma pequena horta e também brinquedos tipo parquinho para uso das crianças.

b.Escola Estadual Professor Manoel Tabacow Hidal , localizada à rua Manoel de Macedo , nº 247 , Pedreira ,Cidade de São Paulo – CEP 03178-200.

Escola publica, oferece ensino fundamental 2 , médio e educação de Jovens e Adultos (supletivo). Atende uma boa parte de comunidade carente em que ela está situada. Relatos e testemunhos de alunos e ex-alunos e moradores do bairro , registram que a escola sofre com o tráfico de drogas dentro e nos arredores da escola , com um grande número de alunos que não levam o aprendizado a sério e por professores que se tornaram desinteressados devido as condições de trabalhos a que são submetidos e muitas vezes até com medo. Isso faz que a escola não seja bem vista pela comunidade e leva as famílias da região que querem um ensino melhor para seus filhos a buscarem outras escolas da região .

c. Colégio Advir , localizada à rua Vitelmina Araújo Silva , nº195, Pedreira , Cidade de São Paulo – CEP 04459-220.

Escola Particular , oferece educação infantil , ensino fundamental 1 e 2. Escola com valor de mensalidade razoável para a região onde está inserida. Escola confessional (Adventista),instalações simples , pouca acessibilidade e estrutura (prédio) um tanto quanto fechada (pouca luminosidade natural). Direção da escola prima pelo bom cuidado aos alunos e familiares.

4. Ambientes não escolares observados 

a. Centro para Criança e Adolescente (CCA) Villa Criança Feliz , localizado à Av Batista Maciel , nº 162 -Vila Portela – CEP 04459-110.

ONG conveniada a Prefeitura de São Paulo, que atende crianças e adolescente da comunidade do entorno gratuitamente , em horário contrário ao escolar. Em instalações simples mas bem cuidadas, oferecem recreação, atividades esportivas, passeios e alimentação em quando estão sob os cuidados da CCA. Essa unidade é procurada pelas famílias para que seus filhos tenham atividades e cuidados em quanto estão fora horário escolar, evitando que essas crianças e adolescentes fiquem vulneráveis, visto que a maioria dos pais estão trabalhando e não tem com que deixar as crianças e nem  condições de pagar para que sejam cuidadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com