TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Humana

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

1. A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

R: Milton Santos, mudou o sentido da geografia em 1970, foi considerado o maior geografo de todos os tempos, fazia grandes críticas, entre elas: sobre a globalização perversa, o desinteresse da população que mais queria privilégios que seus próprios direitos, contribuiu em sua trajetória com a ideias do “homem lento”, entre muitos outros.

Ele mostrou que não é importante descrever o espaço o território em si, mais sim descrever sua população, a sociedade me que nela abita, sua paisagem, seu desenvolvimento, sua forma de vida, crença, comportamento e religião.

Por ser conhecido internacionalmente, e frequentar vários países formulou a ideia que, as mudanças no mundo viria dos países periféricos, das cidades periféricas, acreditando que a principal mudança viria da população mais pobre, carente, do indivíduo, do “homem lendo” como ele mesmo chamava.

Esse homem, que não é movido e persuadido pela sociedade, pelo status, que não tem nenhum interesse em tentar agradar a minoria que estaria no poder, o homem da periferia, que não vende seu conforto, sua boa vida seja ela no campo ou não, por futilidades como, um tênis de marca, tecnologia ou mesmo um status, uma aparência inexistente, perante a sociedade, a minoria rica, iria com ideias novas, e pensamentos distintos mudar a política, leis, e convivência humana, mostrar outra realidade e a necessidade essencial da população e assim mudar a história.

2. Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

R: Santos dizia que não é a partir da terra, do “quadro natural”, que se vai compreender a sociedade moderna; ao contrário, é a partir das características dessa sociedade que se deve estudar hoje o nosso meio ambiente. Ele tinha esse ponto de vista pela evolução que a sociedade tomava através da economia que era motivada pela produção de alimentos, produtos e bens, e que está, se baseava na extração dos bens naturais que se localizava em regiões geográficas especificas.

Se olharmos para a história e a realidade hoje, podemos observar que já perdemos quase tudo que tínhamos natural, e porque não dizer original. Com a tecnologia hoje até mesmo os povos que viviam isolados do mundo, já se conectaram, e se tornaram membros de uma cidade qualquer, cidades estas que engolem e englobam toda a natureza selvagem, animal, cultural, medicinal que existia. Hoje tudo é copiada e atualizada para a modernidade, perdemos assim as origens, e que continua continuamente em constante evolução todo dia. Como separar somente geograficamente uma cidade se tudo está ligado e correlacionado, e se geograficamente só existe uma cidade, se existir um clima, uma população, a natureza, e recursos ambientais para a continuidade da espécie humana. Se deve levar em consideração o motivo das mudanças, o que levou cada cidade a se estabilizar ou até mesmo ser construída e evoluída em uma especifica região, como sobrevivem, se alimentam e em que acreditam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com